Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Até 29 de agosto

Festival Fronteira exibe 110 documentários a partir desta quinta (20)

Confira a programação competa | 20.08.15 - 10:31 Festival Fronteira exibe 110 documentários a partir desta quinta (20) Cena de 'Ruined Hearts', de Khavn de La Cruz (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia – A segunda edição do Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental (Fronteira) começa nesta quinta-feira (20/8), em Goiânia, e segue até o dia 29 de agosto, com exibição de 110 documentários, a maioria inéditos no Brasil.
 
A abertura será no Cine Goiânia Ouro, com exibição a partir de 19 horas de Ragazzi, do argentino Raul Perrone, e Hit 2 Pass, do canandense Kurt Walker. A entrada é gratuita.
 
Além da exibição dos filmes, a programação do festival inclui ainda convidados para palestras, a realização de 11 mostras, debates e sessões comentadas com convidados.
 
O festival ocupa o centro da cidade, circulando entre as principais salas de cinema públicas da capital: Cine Goiânia Ouro e Cine Cultura. Com a Praça Cívica em reforma, apenas uma sessão será realizada no Cine Cultura, em 29 de agosto, último dia do festival. Todas as demais exibições do festival acontecem no Cine Goiânia Ouro, localizado na Rua 3, dentro do Centro Cultural Goiânia Ouro que tem um Café, um Teatro e lindo Beco ao ar livre, espaços que serão utilizados para as ações do evento.
 
O segundo Fronteira é realizado pela Barroca, co-realizado pela UFG através do Frestas - Programa de Artes Integradas (apoio do PROEXT MEC/SESu). Tem apoio institucional do Governo de Goiás, Secretaria da Educação, Cultura e Esporte de Goiás através da Lei Goyazes. Conta com a parceria da Prefeitura de Goiânia, da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, do Centro Cultural Goiânia Ouro, do Sesc Centro e do Cine Cultura - sala Eduardo Benfica. O apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français e a colaboração de Balaio Produções Culturais também são fundamentais para realização desta nova edição.
 
Abertura do Festival
Referência do cinema underground argentino, com mais de 30 filmes no currículo, Perrone explora em “Ragazzi”, que estreia no Brasil durante o II Fronteira, os últimos momentos do escritor e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. O filme é dividido em duas fases. A primeira se dá em Ituzaingó, distrito de Buenos Aires e aborda de forma poética a trágica morte de Pasolini em Roma. A segunda é vivida em Córdoba e mostra o momento de lazer e prazer de um grupo de jovens carroceiros. Filmado em preto e branco, e explorando alguns textos de Pasolini, "Ragazzi" combina habilmente vários recursos audiovisuais.
 
Exibido pela primeira vez na América Latina, “Hit 2 Pass” é uma viagem reflexiva a um canto remoto do Canadá que explora a diferença entre a emoção imaterial dos videogames e a complexidade da vida. Um grupo de amigos viaja para participar de um “hit”, espécie de competição de stock-car. A velocidade dos carros é irrelevante. O que conta é a humanidade da pista e o mundo marginal de jovens confrontados com a inevitabilidade da vida adulta. “Hit 2 Pass” recebeu o Prêmio Universidades de Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional no DocLisboa em outubro de 2014.
 
Exibições Especiais
Além das 11 mostras, o II Fronteira traz em sua programação quatro produções que representam o melhor do cinema independente e experimental. Entre os filmes selecionados estão o curta-metragem “Exquisite Corpus”, novo filme do austríaco Peter Tscherkassky, um dos mais importantes e emblemáticos cineastas experimentais da atualidade. O filme teve sua estreia em maio desse ano no Festival de Cannes.
“Phantom Power”, o mais recente filme de Pierre Leon, teve sua estreia no DocLisboa 2014. O curta é uma belíssima e inclassificável obra sobre memória e biografia, e também sobre o cinema.
 
A Viennale apresentou-o como um trabalho composto em intervalos irregulares, oscilante “entre filme de família experimental e mise en scène teatral, material de arquivo e montagens documentais”, “uma série poética de fragmentos cinematográficos”, com música popular russa, canções de Ingrid Caven, encenação de pequenas cenas, uma montagem de excertos de filmes de Fritz Lang, motivada pelos muitos e importantes planos de mãos nos seus filmes.
 
O novo e esperado filme do cineasta americano Thom Andersen, um dos maiores conhecedores e teóricos do cinema contemporâneo, “The Thought’s That Once We Had” é uma jornada através da história cinematográfica,  magistralmente editada, que se move ao longo de diferentes décadas e gêneros.  Grande realizador de filmes experimentais, Andersen traz em sua filmografia obras-primas como “Los Angeles Plays Itself”(2003), clássico moderno, classificado entre os melhores documentários de todos os tempos, e “Red Hollywood”, realizado em parceria com Noel Burch.
 
“Psychic Driving”, do artista, cineasta e escritor americano William E. Jones lida com experimentos sujeitos involuntários envolvendo drogas alucinógenas e doses maciças de eletrochoque. O psiquiatra responsável, Dr. Ewen Cameron, tratou os pacientes em três fases —terapia do sono, condução psíquica, e desconstrução de padrões— para destruir personalidades deprimidas e construí-las novamente, com financiamento da CIA. O material de origem de “PsychicDriving”é uma fita VHS gravada a partir de um programa televisivo de 1979, única cópia existente nos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos. A degradação da fita inspirou a animação quadro-a-quadro envolvendo centenas de passagens de filtros no Photoshop.
 
Convidados da segunda edição
 
Sylvain George (FR)
Sylvain George, realizador decisivo do cinema político atual. Foram 20 anos desde o momento em que George decidiu se tornar diretor de cinema e escreveu o argumento de seu primeiro filme sobre imigrantes iraquianos, afegãos e iranianos na França, até realizá-lo em 2008 sob o título de “No Border”, indicando o processo minucioso de reflexão do cineasta diante de seus filmes. Seus projetos seguintes levaram adiante esse processo, sempre aliados à urgência dos temas abordados, como a repressão policial em “L’Impossible” (2009), novamente os problemas da imigração em “Figuras de Guerra” (2010) e “Os Estilhaços” (2011), e as mobilizações populares de 2011 e 2012 ocorridas na Espanha em “Rumo a Madrí”(2013). Rebelião e emancipação estão no centro dos filmes de George, que encontram a verdadeira política nos gestos, gritos e corpos daqueles que estão dentro da ordem sócio-econômica dominante, mas são considerados "excedentes". O cineasta combina o olhar reflexivo de alguém que pensa muito antes de pegar a câmera, com a violência e a urgência de quem une militância e realismo documental.  Sylvain George desenvolveu sua própria forma de fazer cinema político, de trabalhar sozinho, perto da terra. Uma espécie de do-it-yourself em que a independência não é um rótulo, mas um princípio básico. George virá pela primeira vez ao Brasil para participar de debates após as sessões de seus filmes.
 
Andrea Tonacci (SP)
Nascido em Roma em 1944, mudou-se com a família para São Paulo, onde reside até hoje, em 1953.
Estudou engenharia, arquitetura, fotografia, gravura e desenho. Dirigiu, fotografou e montou curta- metragens até 1970, quando realizou o clássico “Bang Bang”, longa-metragem de referência obrigatória no cinema brasileiro. Foi um dos primeiros a utilizar equipamento de vídeo portátil no Brasil, e entre 1977 e 1984 realizou uma ampla documentação da situação social indígena nas Américas e pesquisou a utilização da mídia pelos índíos. Participou das expedições de primeiro contato com os índios Arara e trabalhou realizando filmes institucionais. Pesquisador de linguagem audiovisual, em 1992 criou a Extrema, produtora para filmes independentes, e em 2002 narrou a saga do índio Carapirú no premiado longa “Serras da Desordem”. Seus trabalhos são identificados como um processo de investigação de nós mesmos e sua obra é referida como pertencente ao ciclo do cinema “marginal”, ou de “invenção”. Estará em Goiânia, a convite do II Fronteira, como Presidente do Júri de longas-metragens da Mostra Competitiva Internacional. Em 2014, foi homenageado pelo festival, que realizou uma grande mostra de suas obras. Fica em Goiânia de 23 a 30 de agosto.
 
Ewerton Belico (BH)
Ewerton Belico integra a Associação Filmes de Quintal e é um dos organizadores do forumdoc.bh. É ainda curador do Festival Internacional de Curtas-Metragem de Belo Horizonte. Foi professor da Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte e jurado do da Mostra de Cinema de Tiradentes (2015). Está em processo de pré-produção de seu primeiro longa-metragem, “Baixo Centro”, aprovado no 7° Filme em Minas - Programa de Fomento ao audiovisual (edição 2014). Foi curador, juntamente com Rafael Castanheira Parrode e Toni D’Angela, das mostras competitivas de curtas e longas deste II Fronteira. Curou também, com Rafael, a mostra Trangressões Queer que esquenta a sexta, 28 de agosto, dentro da programação do festival. Participa ainda do debate relacionado aos curtas de Leo Pyrata, cineasta experimental de Belo Horizonte, presente na Mostra Cineastas na Fronteira no domingo, 23 de agosto. Fica em Goiânia de 23 a 28 de agosto.
 
Juliano Gomes (RJ)
Juliano Gomes é crítico de cinema, diretor e professor. Lecionou na UFRJ-ECO, na Pós-graduação em Audiovisual da UNOCHAPECÓ, além de cursos livres na Vila das Artes (Fortaleza-2014) e na primeira edição do Festival Fronteira. Formado em Cinema, Jornalismo e Publicidade pela PUC-Rio, é doutorando em  Tecnologias da Comunicação e Estética pela ECO-UFRJ, onde pesquisou sobre os filmes-diário do artista Jonas Mekas. É redator da Revista Cinética. Tem textos publicados em revistas como a Filme Cultura e em livros e catálogos de mostras e festivais pelo Brasil além de ter participado de comitês de seleção de festivais como o Curta Cinema, Mostra do Filme Livre, entre outros. Júri dos festivais FBCU (2012), CachoeiraDoc (2013) e FestcurtasBH (2014). Fez também a concepção audiovisual de diversos espetáculos de teatro e dança desde 2010. Dirigiu o curta "..." em 2007, exibido e premiado em alguns festivais no Brasil. Programou a Sessão Cinética no Instituto Moreira Salles-Rio entre 2010 e 2011. Em maio de 2005, co-fundou o CinePUC – cineclube da PUC-Rio onde trabalhou na organização e na curadoria até o final de 2008. É sócio da produtora Fauna com o cineasta Léo Bittencourt desde 2014. Ele estará presente no II Fronteira como júri da Mostra Competitiva de Curtas-metragens e como crítico-residente da Estado Crítico – Residência de Crítica de Cinema do Fronteira. Fica na cidade entre 23 e 29 de agosto.
 
Lis Kogan (RJ)
Lis Kogan é graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. Desde o início dos anos 2000 trabalha em diferentes projetos ligados à difusão do cinema brasileiro, em curadoria e produção de mostras e festivais, e em distribuição de conteúdo. Foi uma das fundadoras do Cachaça Cinema Clube, projeto voltado ao curta-metragem brasileiro que ocupou a grande sala do Odeon, no Rio, por 10 anos. Coordenou por 4 anos o Porta Curtas, referência para catalogação e exibição de curta-metragens brasileiros na web. Integrou a equipe de aquisições da Synapse, distribuidora brasileira que fornece conteúdo audiovisual para instituições e canais de televisão. Em 2009 criou a Semana dos Realizadores com outros curadores e cineastas, e em 2011 assumiu sua direção geral e artística. Estará no II Fronteira como júri da Mostra Competitiva de Curtas-metragens. Fica na cidade entre 23 e 29 de agosto.
 
Malena Szlam (CHL)
Malena Szlam é uma artista visual e cineasta. Sua prática explora as transformações do tempo e do espaço através das propriedades únicas do filme como material. Szlam se interessa pelas relações entre o mundo natural, a percepção humana e o processo intuitivo, resultando em um "cinema sensorial" que existe entre figuração e abstração, fenômenos naturais e artificiais, imagens paradas e em movimento. Seu trabalho foi exibido em festivais internacionais de cinema em Rotterdam, Nova York, Toronto, Ann Arbor e Hong Kong, assim como no 25 FPS (Zagreb), Media City (Windsor), Images Festival (Toronto) e no Museu de Belas Artes em Boston. Szlam também apresentou seu trabalho no Museo Nacional de Belas Artes (Chile), Galeria Animal (Chile), Galeria Leonard & Bina Ellen (Montréal) e Galeria YYZ (Toronto). Szlam é membro da Double Negative, um coletivo de cineastas baseados em Montreal onde ela é co-curadora de uma série de filmes experimentais em curso. Fez seu bacharelado em Artes de Estúdio na Universidade de Artes e Ciências Sociais (Chile) e seu mestrado em Produção Cinematográfica na Universidade de Concordia (Canadá). Estará no II Fronteira para participar do debate da Mostra Underground Mines – Tons do Espectro se Elevam para o Olhar e exibir seu filme no dia 29 de agosto, juntamente com Oona Mosna e Jeremy Rygby.
 
Oona Mosna (EUA)
Oona Mosna é uma artista e escritora residente da região metropolitana de Windsor, Ontário e Detroit, Michigan. Desde 2004 é Diretora de Programação do Media City Film Festival e organizou sessões para L'Espacio Fundación Telefónica (Argentina), Festival de Courtisane (Bélgica), Toronto International Film Festival, (S8) Mostra de Cinema Periférico (Espanha) e o Ann Arbor Film Festival, entre outros. Desde 2005,  organiza projeções retrospectivas, performances e exposições de artistas solo, incluindo pesquisas de carreira de obras de Michael Snow, Peter Hutton, Helga Fanderl, William Raban, Johan van der Keuken, Saul Levine, Kurt Kren e Sergei Loznitsa. É editora da Nicky Hamlyn: Film Works, a única publicação dedicada aos filmes do artista canadense conceitual IAIN BAXTER&. É  fundadora do MOBILE FRAMES, um programa de residência para cooperação transfronteiriça dedicado exclusivamente a apoiar a criação de novas obras por cineastas análogos. É a representante canadense no Cinema and Moving Image Research Assembly (CAMIRA), e em 2015 realizará uma importante tour de pesquisa, triagem e comissionamento de múltiplos artistas pela América do Sul, com apresentações no Museu de Arte Moderna em Buenos Aires e na 11ª Bienal de Artes de Mídia no Museu Nacional de Bellas Artes em Santiago, Chile. Oona será pesquisadora residente na Escola Kubelka Friedl para Filmes Independentes em Viena neste outono / inverno. Estará no II Fronteira para participar do debate da Mostra Underground Mines – Tons do Espectro se Elevam para o Olhar e exibir seu filme no dia 29 de agosto, juntamente com Malena Szlam e Jeremy Rygby.
 
Aaron Cutler (EUA)
Crítico e programador de cinema, Aaron Cutler é Mestre em Escrita Criativa pela Columbia University em Nova Iorque. Seus textos críticos já foram publicados nas revistas internacionais Cineaste, Cinema Scope, Film Comment, Sight & Sound, e The Village Voice, entre outros, e podem ser lidos em seu site pessoal The Moviegoer (http://aaroncutler.tumblr.com). Trabalhou para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo como assistente de programação por três anos (2012-2014). Curou a retrospectiva do cineasta Lav Diaz (Mostra Internacional de São Paulo, realizada em outubro de 2013). Idealizou e curou a retrospectiva Arquitetura como Autobiografia: Filmes de Heinz Emigholz (Centro Cultural São Paulo/Instituto Moreira Salles - RJ, agosto de 2015) junto com Mariana Shellard e Anamauê Artes Visuais. Estará no II Fronteira para participar da Estado Crítico – Residência de Crítica de cinema como coordenador e também fará parte do júri da Mostra Competitiva Internacional de Longas. Está em Goiânia de 23 a 30 de agosto.
 
Guile Martins (SP)
Formado em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Guile Martins é cineasta, montador e editor de som. Dentre seus trabalhos principais, está a montagem do longa-metragem “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós. Atualmente é professor no curso de Cinema e Vídeo no Instituto Federal de Goiás, na Cidade de Goiás.
 
Patrícia Mourão (SP)
Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo com bolsa sanduíche na Columbia University e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou no projeto Cinemateca Brasileira / Programadora Brasil. Fez curadoria e produção executiva de diversas mostras, entre elas: “Cinema Estrutural” e “Cineastas de nosso tempo” na Caixa Cultural Rio de Janeiro, “O cinema de Naomi Kawase” no CCBB Rio de Janeiro e Brasília, “Douglas Sirk: o príncipe do melodrama” e “Straub-Huillet” no CCBB São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Conheça um pouco mais sobre as 11 Mostras:
 
COMPETITIVAS INTERNACIONAIS - CURTAS E LONGA-METRAGENS
Foram selecionados 8 longas e 21 curtas-metragens, formando uma programação múltipla que busca dar conta de diversas experiências e formatos de cinema, propondo novas formas de apreensão da realidade. Nesta seleção, a ênfase recai sobre o próprio cinema, sobretudo, para a sua capacidade de reinventar-se quando tudo já parece ter sido feito e refeito. A mostra conta com júri oficial e júri popular.
Curadoria: Ewerton Belico, Rafael C. Parrode e Toni Dângela
 
BRUCE BAILLIE & CANYON CINEMA
Retrospectiva de um dos mais renomados cineastas da vanguarda norte-americana, Bruce Baillie, e seu trabalho como fundador da Canyon Cinema, uma das maiores e mais importantes distribuidoras de cinema experimental e avant-gard do mundo.  A Canyon foi criada em 1961 a partir de exibições realizadas por Baillie e Chick Sanders, juntamente com outros expoentes do cinema underground californiano, no quintal de sua casa em São Francisco. Composta por filmes essenciais da carreira do cineasta, a mostra engloba ainda trabalhos que costuram a história da Canyon, desde seu surgimento em 1961 até os dias atuais. Pela primeira vez no Brasil, parte da obra de Baillie e da Canyon Cinema é exibida em cópias 16mm restauradas e únicas. Haverá debate sobre a obra de Baillie com a pesquisadora Patrícia Mourão neste II Fronteira.
Curadoria: Toni D’Ângela
 
SYLVAIN GEORGE
Rebelião e emancipação estão no centro dos filmes de Sylvain George, que encontra a verdadeira política nos gestos, gritos e corpos daqueles que estão dentro da ordem socioconômica dominante, mas são considerados "excedentes". O cineasta combina o olhar reflexivo de alguém que pensa muito antes de pegar a câmera, com a violência e a urgência de quem une militância e realismo documental. Desenvolveu sua própria forma de fazer cinema político, de trabalhar sozinho, perto da terra. Uma espécie de do-it-yourself em que a independência não é um rótulo, mas um princípio básico. Esta retrospectiva exibirá o seu primeiro curta-metragem, bem como seus longas seguintes, e contará com a presença de Sylvain para debates e conversas com o público durante o festival. Durante o II Fronteira, Sylvain também ministra o Master Class “Memória que Queima”.
Curadoria: Rafael Castanheira Parrode e Toni D’Ângela
 
CINEASTAS NA FRONTEIRA
Três pequenos programas procuram reunir filmes de cineastas singulares, que exploram limites da linguagem, transitando entre suportes, materiais, produzindo percepções e narrativas únicas. Como uma mostra fixa do Fronteira, a Cineastas na Fronteira chega à sua segunda edição, apresentando os longas que compõem a Trilogia da Guerra do casal de italianos Ricci & Lucci, e os curtas do americano Lewis Klahr e do brasileiro Leo Pyrata. Submersão, engajamento sensitivo e uma espécie de confusão caracterizam este programa, fortemente marcado pelo uso do found footage em diferentes atmosferas, contextos e sentidos políticos.
 Curadoria: Marcela Borela, Rafael Castanheira Parrode e Toni D’Ângela
 
CADMUS E O DRAGÃO
Martins Muniz é o criador e líder do Sistema CooperAção Amigos do Cinema, que desde o fim dos anos 1990 reúne aficionados pelo fazer cinematográfico de Goiânia e dos seus arredores com o objetivo de brincar de fazer filmes. Em autoproclamado método artesanal e independente, Muniz flerta corajosa e despretensiosamente com os clichês dos tradicionais gêneros cinematográficos para ambientar no Cerrado suas narrativas. Compondo um painel do início da trajetória do CooperAção, o Programa Cadmus e o Dragão, umas das mostras fixas do festival, concentra seu foco sobre os primeiros trabalhos de Muniz assinados junto aos seus “Amigos do Cinema”. A mostra dedica-se a revelar, a cada ano, filmes inquietantes e desobedientes produzidos em Goiânia.
Curadoria: Carlos Cipriano e Marcela Borela
 
TRANGRESSÕES QUEER
Levando em conta o posicionamento político e os ideais que carregam o termo “queer”, esta mostra traz à tona trabalhos que tratam abertamente de reflexões acerca do mundo particular homossexual, suas ideias, suas implicações e complicações. Os brasileiros do Coletivo Surto & Deslumbramento, Gustavo Vinagre e o canadense Jean Paul Kelly apresentam obras de transgressões violentas, poéticas e bem-humoradas. São três filmes que sacodem, que abrem à força o campo do visível e extravasam códigos.
Curadoria: Ewerton Belico e Rafael C. Parrode
 
FUTURO AGORA     
Uma aposta em duas jovens realizadoras, Karissa Hahn e Daphne Hérétakis. Composta por trabalhos expressivos do cinema experimental contemporâneo, tem como fonte pequenos e frágeis vestígios de um vendaval de informações tempestuosas e fugazes, singulares e plenas de significados ocultos.
 Curadoria: Toni D’Ângela
 
ESPLENDOR DO MUNDO
Os filmes apresentados nessa mostra exploram a dimensão do real em sua complexidade, não como uma substância simples, mas nas suas incertezas que não o permitem afixar-se a uma simples localização pontual. O esplendor do mundo é a política da beleza, uma forma de interrupção do contínuo, do mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana, da acumulação incessante que continuamente interpela o sujeito e faz do mundo um hediondo filme.
 Curadoria: Toni D’Ângela
 
UNDERGROUND MINES
O Fronteira recebe com exclusividade no Brasil a turnê sul-americana de exibição e pesquisa do Media City Film Festival, pioneiro na transposição de fronteiras por atuar dos dois lados de um limiar internacional (EUA e CANADÁ). A“Underground Mines - Tons do Espectro se Elevam para o Olhar" traz filmes de cineastas canadenses, com o intuito de promover um intercâmbio de experiências com os cineastas sul-americanos. O programa é composto por filmes que buscam evidenciar a riqueza e diversidade da produção cinematográfica independente no Canadá.
Curadoria: Oona Mosna
 
O QUE É O REAL
Parceria entre Cinéma du Réel, um mais tradicionais festival de documentários do mundo, e o Fronteira Festival, a mostra traz ao Brasil filmes que foram destaque no festival francês. O festival parisiense tem sua identidade baseada na ambição de criar pontes entre experiências passadas, presentes e futuras, possibilitando diálogos entre filmes dentro e fora de competição, além daqueles em mostras especiais, re-imaginando o real, recontando-o, reescrevendo-o através de inúmeros primas e ângulos diferentes.
 Curadoria: Maria Bonsanti e Toni D’Ângela
Confira a programação completa do II Fronteira
 
CINE GOIÂNIA OURO
 
20/08 – QUINTA
 
19h SESSÃO DE ABERTURA
 
Ragazzi, Argentina, 83’
Raul Perrone
 
21h FORA DE COMPETIÇÃO
 
Hit 2 Pass, Canadá, 72’
Kurt Walker
 
 
21/08 – SEXTA
 
15h CINEASTAS NA FRONTEIRA
 
SuTutteVetteè Pace, Itália, 72’
Gianikian e Ricci Lucchi
 
17h EXIBIÇÕES ESPECIAIS
 
Phantom Power, Áustria/França/Portugal/Rússia/, 75’
Pierre Léon
 
19h CINEASTAS NA FRONTEIRA
 
Lethe, EUA, 23’
Lewis Klahr
 
False Aging, EUA, 15’
Lewis Klahr
 
A Thousand Julys, EUA, 5’’
Lewis Klahr
 
AprilSnow, EUA, 10’
Lewis Klahr
 
The Rain Couplets, EUA, 14’
Lewis Klahr
 
The Occidental Hotel, EUA, 26’
Lewis Klahr
 
21h RETROSPECTIVA SYLVAIN GEORGE
 
Vers Madrid, França, 106’
Sylvain George
 
Sessão comentada com Sylvain George (FRA) e Toni D’Angela (ITA)
Mediação Belém de Oliveira (GO)
 
 
22/08 – SÁBADO
 
16h CINEASTAS NA FRONTEIRA
 
Prigionieridella Guerra, Itália, 60’
Gianikian e Ricci Lucchi
 
 
17h30 EXIBIÇÕES ESPECIAIS
 
Over Water, EUA, 47’
Robert Todd
 
 
18h30 CADMUS E O DRAGÃO: MARTINS MUNIZ E O SISTEMA COOPERAÇÃO AMIGOS DO CINEMA
 
Fragmentos, Brasil, 15
Martins Muniz
 
Diabo Velho, Brasil, 61’
Martins Muniz
 
Debate com Martins Muniz, Alice Fátima Martins,Carlos Cipriano e Eurípedes de Oliveira (GO)
 
21h RETROSPECTIVA SYLVAIN GEORGE
 
Qui’ilsReposent em Revolté (Des Figures de Guerres I), França, 153’
Sylvain George
 
 
23/08 – DOMINGO
 
15h CINEASTAS NA FRONTEIRA
 
Oh! Uomo, Itália, 68’
Gianikian e Ricci Lucchi
 
17h CADMUS E O DRAGÃO: MARTINS MUNIZ E O SISTEMA COOPERAÇÃO AMIGOS DO CINEMA
 
O Matuto ou Dois dias e Meio, Brasil, 62’
Martins Muniz
 
Nó na Tripa, Brasil, 24’
Martins Muniz
 
19h RETROSPECTIVA SYLVAIN GEORGE
 
No Border (Aspettavo Che Scendesse La Sera), França, 23’
Sylvain George
 
L’Impossible – Pages Arrachés, França, 95’
Sylvain George
 
21h30 CINEASTAS NA FRONTEIRA
 
Cuauhtémoc, Brasil, 10’
Leo Pyrata
 
Élégie à Rimbaud, Brasil, 7’
Leo Pyrata
 
Filme Pornografizme, Brasil, 9’
Leo Pyrata
 
Curta dos Festivais, Brasil, 15’
Leo Pyrata
 
Passagem: Dronelapse pra Walter Benjamin, Brasil, 4’
Leo Pyrata
 
Imhotep, Brasil, 12’
Leo Pyrata
 
Debate com Leo Pyrata (MG), Ewerton Belico (MG) e Marcelo Ribeiro (GO)
 
24/08 – SEGUNDA
 
15h RETROSPECTIVA SYLVAIN GEORGE
 
LesÉclats (MaGueule, Ma Revolte, MonNom, França, 84’
Sylvain George
 
17h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
Mais do Que Eu Possa me Reconhecer, Brasil, 72’
Allan Ribeiro
 
19h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS
 
Occidente, França, 15’
Ana Vaz
 
O’ Persecuted, Palestina/Reino Unido, 11’
BasmaAlsharif
 
Si MueroLejos de Ti, México, 9’
Miguel LabastidaGonzales
 
I Comme Iran, Bélgica, 50’
SanazAzari
 
21h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
Crónica de un Comité, Chile, 96’
José LuisSepulveda e Carolina Adriazola
 
 
25/08 – TERÇA
 
15h O QUE É O REAL?
 
The OldJewishCemetery, Holanda/Letônia, 20’
Sergei Losnitza
 
A Festa e os Cães, Brasil, 25’
Leonardo Mouramateus
 
Territory, França, 17’
Eleanor Mortimer
 
Une Partie de NousS’estEndormie, França,46’
Marie Moreau
 
17h30 COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
La Nuit et L’Enfant, França/Qatar, 60’
David Yon
 
19h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS
 
Calgon, EUA, 15’
Stephanie Wuertz e SashaJanerus
 
Nelsa, Colômbia, 13’
Felipe Guerrero
 
Pen UpthePigs, EUA, 12’
Kelly Ghallagher
 
A + B = C, Brasil, 21’
Steffi Braucks
 
Dream Enclosure, China, 18’
Xin Ding
 
Wayward Fronds, EUA, 13’
Fern Silva
 
21h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
Machine Gun or Typewriter, EUA, 73’
Travis Wilkerson
 
 
26/08 – QUARTA
 
15h ESPLENDOR DO MUNDO
 
Horizon, EUA, 2’
Stephanie Barber
 
MovementandStillness,ReinoUnido, 9’
James Edmonds
 
L, França, 16’
Jacques Perconte
 
Cross, França, 5’
Christophe Guerín
 
Sea of Vapors, Alemanha, 17’
Sylvia Schedelbauer
 
Toré, Brasil/França, 15’
João Vieira Torres
 
Night Noon, EUA/México, 12’
Shambhavi Kaul
 
Prospector, EUA, 16’
TalenaSanders
 
17h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
Devil’sRope, Bélgica/França, 88’
Sophie Bruneau
 
19h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS
 
AllThatisSolid, ReinoUnido, 15’
Louis Henderson
 
Quintal, Brasil, 18’
André Novais
 
Hillbrow, França, 32’
Nicholas Boone
 
Aluguel: O Filme, Brasil, 16’
Lincoln Péricles
 
The Hummingbird Wars,EUA, 11’
JanieGeiser
 
21h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
Videofilia (Y Otros Sindromes Virales), Peru, 112’
Juan Daniel Molero
 
 
27/08 – QUINTA
 
15h FUTURO AGORA/FUTURE NOW: DAPHNÉ HERETAKIS E KARISSA HAHN
 
CeciestUneBobine Test, França, 3’
DaphnéHeretakis
 
Archipelagos, Naked Granites,França, 25’
DaphnéHeretakis
 
IciRien, França, 30’
DaphnéHeretakis
 
AssumptionsofyourPhantom(sy), EUA, 2’
KarissaHahn
 
Reveries, EUA, 3’
KarissaHahn
 
In Effluence Accord; Emulsion, EUA, 3’
Karissa Hahn
 
Effigy in Emulsion, EUA, 3’
Karissa Hahn
 
Inkjet 3056A, EUA, 5’
KarissaHahn
 
 
17h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTAS
 
Detour de Force, França, 29’
Rebecca Baron
 
The Dragon is the Frame, EUA,15’
Mary H. Clark
 
Värn, Suécia, 14’
John Skoog
 
Underthe Atmosphere, EUA, 14’
Mike Stoltz
 
Night Watch, Tailândia, 9’
Danaya Chulphuthiphong
 
Cyan, EUA, 7’
Julia Murray
 
19h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
Ruined Heart, Filipinas/Alemanha, 73’
Khavn de La Cruz
 
21h BRUCE BAILLIE & CANYON CINEMA
 
Tung, EUA, 5’
Bruce Baillie
 
Quick Billy, EUA, 55’
Bruce Baillie
 
Sessão comentada com Patrícia Mourão (SP)
Mediação de Rafael Parrode (GO)
 
 
28/08 – SEXTA
 
15h BRUCE BAILLIE & CANYON CINEMA
 
Valentin de las Sierras, EUA, 10’
Bruce Baillie
 
Castro Street, EUA, 10’
Bruce Baillie
 
Here I am, EUA, 10’
Bruce Baillie
 
Mass for the Dakota Sioux, EUA, 24’
Bruce Baillie
 
17h EXIBIÇÕES ESPECIAIS
 
The Exquisite Corpus, Áustria ,19’
Peter Tscherkassky
 
PsychicDriving, EUA, 14’
William E. Jones
 
18h COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS
 
Sueñanlos Androides, Espanha, 61’
Ion de Sosa
 
22h TRANSGRESSÕES QUEER
 
The Innocents, Canadá, 13’
Jean Paul Kelly
 
Como era Gostoso meu Cafuçu, Brasil, 14’
Rodrigo de Almeida
 
Nova Dubai, Brasil, 53’
Gustavo Vinagre
 
 
29/08 –SÁBADO
 
14h BRUCE BAILLIE &CANYON CINEMA
 
ToParsifal, EUA, 13’
Bruce Baillie
 
Quixote, EUA, 43’
Bruce Baillie
 
16h UNDERGROUND MINES: TONS DO ESPECTRO SE ELEVAM PARA O OLHAR (PARTE 1 – 16mm)
 
Lunar Almanac, Canadá, 4’
MalenaSzlam
 
Handtinting, Canadá, 6’
Joyce Wieland
 
the acrobat, Canadá, 6’
Chris Kennedy
 
21-87, Canadá, 10’
Arthur Lipsett
 
Watching For The Queen, Canadá, 11’
David Rimmer
 
Standard Time, ­Canadá, 8’
Michael Snow
 
19h SESSÃO DE ENCERRAMENTO
 
The ThoughtsThatOnceWeHad, EUA, 108’
Thom Andersen
 
21h PREMIAÇÃO
 
 
TEATRO GOIÂNIA OURO
 
22/08 – SÁBADO
 
14h Master Classcom Sylvain George (FRA)
Memória que Queima
 
 
 
BECO DA CODORNA
 
28/08 – SEXTA
 
20h BRUCE BAILLIE &CANYON CINEMA (EXIBIÇÃO AO AR LIVRE)
 
Mother’s Day, EUA, 15
James Broughton
 
ThightLineLyre Triangular, EUA, 5’
Stan Brakhage
 
Oh DemWatermelons, EUA, 11’
Robert Nelson
 
T,O,U,C,H,I,N,G, EUA, 12’
Paul Sharitis
 
Harmonica, EUA, 11’
Larry Gottheim
 
TouchTone Phone Film, EUA, 8’
Bill Brand
 
In Titan’sGoblet, EUA, 10’
Peter Hutton
 
RubySkin, EUA, 4’30’’
Eve Heller
 
Song, EUA, 18’30’’
NathanielDorsky
 
 
CINE CULTURA
 
29/08 - SÁBADO
 
17h10 UNDERGROUND MINES: TONS DO ESPECTRO SE ELEVAM PARA O OLHAR  (PARTE 2 – 35mm)
 
View of The Falls From The Canadian Side, Canadá, 7’
John Price
 
Trees of Syntax, Leaves ofAxis, Canadá, 10’
Daichi Saito
 
Brouillard – Passage #14, Canadá, 10’
Alexandre Larose
 
Sea Series #8, Canadá, 3’
John Price
 
Debate com OonaMosna (CAN), Jeremy Rigsby(CAN), Malena Szlam (CHL) e Camilla Margarida (GO)
 
 
SESC CENTRO
 
ESTADO CRÍTICO – RESIDÊNCIA DE CRÍTICA DE CINEMA
com Aaron Cutler(EUA) e Juliano Gomes (RJ)
24 a 28 de agosto / 9h as 13h
 
WORKSHOP DE MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA
com Cristina Amaral (SP)
25 a 28 de agosto / 9h as 13h
 
Serviço:
2º Fronteira – Festival do Filme Documentário e Experimental
De 20 a 29 de agosto
Centro Cultural Goiânia Ouro e Cine Cultura - Sala Eduardo Benfica
Atividades de formação: Sesc Centro
Entrada gratuita
www.fronteirafestival.com

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351