Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Puppet Fiction 2016

Duda Paiva produz calendário inspirado no teatro de bonecos

Ator visitou AR durante passagem por Goiânia | 18.11.15 - 14:54 Duda Paiva produz calendário inspirado no teatro de bonecos (Foto: Lucas Cássio/A Redação)
Adriana Marinelli

Goiânia - 
Conhecido no mundo todo por sua expressão corporal, o ator e bailarino Duda Paiva está em fase de divulgação do novo projeto, sem perder a essência do teatro de bonecos. Em visita ao jornal A Redação nesta semana, o artista goiano apresentou o calendário Puppet Fiction 2016, que celebra sua indicação, em setembro deste ano, como artista de honra do maior festival de teatro visual do mundo, Festival Mondial des Theatres de Marionnettes de Charleville, na França. Duda é o primeiro brasileiro a ser indicado como convidado de honra desse festival.
 
O artista fala com muito orgulho do calendário, produzido em parceria com o fotógrafo Petr Kurecka, apontado como um dos melhores profissionais da área na República Tcheca. 
 
"Como artista de honra, fui incumbido de fazer um projeto, além da curadoria do festival. Eu escolhi fazer o calendário, que conta com reproduções fiéis de cartazes de filmes, por se tratar de uma arte acessível a todas as pessoas. O calendário chega com facilidade a pessoas que gostam do teatro de objetos e agrada também, por exemplo, as pessoas que reconhecem o cartaz de um filme. Todos acabam sendo surpreendidos com a figura de um boneco ali", diz.
 
Duda conta que o trabalho de produção do calendário foi intenso. "Todos se dedicaram muito para reproduzir os detalhes das capas de filmes, sempre com alguma crítica. O mês de janeiro, por exemplo, traz uma homenagem ao jornal satírico Charlie Hebdo, vítima de um ataque terrorista em janeiro deste ano, então o mês tem todo um significado. Nos preocupamos com as perucas, detalhes das unhas, tudo", afirmou, sem esconder o orgulho de falar sobre o projeto. "Fiquei muito satisfeito com o resultado." 

(Fotos: Adriana Marinelli/A Redação)
 
A distribuição do calendário, que conta com edição limitada, é realizada apenas na França. Mas o artista, que vive na Holanda, garante que até o final deste ano voltará à capital goiana com alguns exemplares. 
 
Sobre novas apresentações no Brasil, Duda afirma que existe a possibilidade de trazer seu novo espetáculo, Blind, para o Rio de Janeiro no próximo ano, mas ainda não há data definida. Seu trabalho com bonecos começou a ser reconhecido há cerca de seis anos. Hoje, a Duda Paiva Company é referência em todo mundo no teatro de bonecos animados.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 20.11.2015 15:43 gislaine

    Não se esqueça, do meu Duda!!! eu queroooooooooooooooo!!!!!!!!! Lindo trabalho!!!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351