Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Turismo - Especial Londres

Inverno europeu é bonito só na foto

Goiana relata
a rotina no frio | 01.01.12 - 10:33
Inverno europeu é bonito só na foto Típico dia cinza e frio do inverno londrino. Ao fundo, fachada da galeria de arte moderna Tate Modern (Foto: Juliana Ramos)


Raisa Ramos
Especial de Londres

Grande parte das pessoas sonha em ver neve de perto. Quando esse desejo vira realidade, todos percebem que, na verdade, os floquinhos brancos são bonitos apenas nas fotos. Ao vivo, eles sao congelantes, "incomodantes" e molhados! Esses adjetivos podem parecer óbvios demais, mas não fazem parte da fantasia do inverno europeu. Em Londres, ainda está longe de nevar neste início do ano, mas o frio exagerado e a chuva fina incessante dão a mesma sensação chata do gelo em raspinhas que cai do céu. Ao vivo, passar o fim de ano no Hemisfério Norte talvez não seja a melhor das opções para nós, brasileiros. Uma praia ensolarada pode ser bem mais convidativa, agradável e, acima de tudo, quente!

A capital da Inglaterra, famosa por seu tempo quase sempre nublado, fica ainda mais cinza nessa época do ano, que vai de dezembro até meados de abril. Outro ponto negativo de se fazer turismo nesse periodo é que o dia extremamente é curto. O sol só aparece a partir das 9 horas e se põe – pasmem – às 16 horas. Sério! 16h30min e já está tudo completamente escuro, equivalente às 21 horas brasileiras. Pode parecer bobeira essa reclamação, mas, se pensar bem, nao é. Ao cair a noite, o corpo acostumado com o clima tropical – e ainda sofrendo com o jet lag – comeca a emitir sinais de cansaço, como se o momento de ir para a cama estivesse chegando. Às 16 horas, tudo o que seu organismo quer é jantar e ir para a cama, mas é preciso lutar contra isso, para poder aproveitar mais o “dia”. É dificil entender que ainda nao é noite, só está escuro. Ainda há muitas horas para bater perna por aí – mesmo que a insegurança de andar no breu em uma cidade desconhecida seja grande.

Sabe as roupas de inverno que voce sempre achou lindas nos filmes que passam na Sessão da Tarde? Bastam poucos minutos para logo você comecar a se irritar com o ritual tira-e-põe de casacos toda vez que entra em um lugar fechado. A questao é que há aquecedor ligado no máximo em qualquer lugar, seja no ônibus, no metrô, no pub, ou até mesmo nas lojas gigantes. Isso quer dizer que você precisa repetir a sequência: entrou em algum lugar, vem um calor insuportável que faz voce tirar o casaco, cachecol, luvas, gorro e afins. Vai sair desse lugar, volta tudo de novo para o lugar onde estava. Da próxima vez que estiver preso no engarrafamento na Avenida 85, debaixo do sol escaldante da tarde goiana, não reclame. Agradeça por ter um clima tropical. Isso é para poucos!

O engracado é perceber os detalhes do inverno agressivo. Usar o banheiro, por exemplo, é uma tortura por três motivos: 1º) ter que tirar a calça quentinha e sentir na pele aquecida a temperatura quase negativa; 2º) ter que sentar no vaso gelado – extremamente gelado; 3º) ter que lavar as mãos com a água quase congelada – tudo bem que existe uma torneira só para água quente, mas ela demora alguns minutos para esquentar e, até lá, você já perdeu a paciência e se arriscou no gelo mesmo. Novamente, o clima tropical é muito abencoado. Já levantou as mãos aos céus e agradeceu o calor de hoje?


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 24.04.2012 07:08 Ana Carolina

    Li a primeira frase do texto e já discordei. Do tempo que morei na Alemanha, o que mais sinto falta é a neve, é o frio. Amei neve. Adorava pisar em um monte de neve (com botas adequadas, claro). É lindo, é divertido, é meio que um prazer "amelie poulain".

  • 02.01.2012 11:06 Lilian

    Uma coisa que eu não entendo é o sistema exagerado de aquecimento dos lugares. Pra que contrastar tanto com a temperatura externa?? Frio do lado de fora, mas calor de fazer suar dentro da loja. Deve fazer mal à saúde ficar tirando e colocando casaco.

  • 01.01.2012 10:55 Gabriela Lima

    Adorei o texto, Raisa. E Nádia, eu se fosse sua mãe ficava esperta. Olha vc querendo passar mais uns tempos na Europa... hehehe

  • 01.01.2012 06:49 Adir Tavares

    Diário de um Brasileiro nos EUA - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=994

  • 01.01.2012 02:26 Nádia Junqueira

    Raisa, adorei o texto e ri muito! Estou compartilhando de tudo isso. Mas devo dizer que só concordo que a parte ruim é o dia curto. No mais, to amando viver o inverno (e olha que ja tem 2 meses que ponho duas ou tres camadas de roupa por dia). Fiquei feliz igual besta quando caiu uns floquinhos de neve em Berlin. E quando esta muito frio e penso no calor escaldante na av. 85, agradeco estar aqui! haha. Mas uma praia num fim de ano dá saudade mesmo! Aproveite Londres. Beijao!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351