Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.
Raisa Ramos
Especial de Londres
Na década de 70, quando Caetano Veloso estava exilado em Londres por conta da ditadura militar brasileira, por toda a extensão da Portobello Road, rua hoje famosa por suas lojas e feira de antiguidades, só se ouvia reggae, música típica dos jamaicanos que, isolados, habitavam a região. O fato foi eternizado na bela faixa “Nine out of ten”, do disco Transa (1972). Alguns anos depois, em pleno 2012, o som que se escuta quando se anda pela rua é diverso, desde o bom e velho rock and roll – cantado por artistas que administram não apenas a guitarra, mas uma meia-lua no pé e uma gaita amarrada do pescoco – até a ópera mais dolorida, encenada por jovens cantores.
Constituído por três ou quatro mercados simultâneos em um só lugar, o Portobello Market oferece de tudo um pouco aos moradores e turistas: quinquilharias diversas – como chaveiros, ímãs de geladeira e afins –, antiguidades raras, roupas novas e usadas, frutas e verduras, discos de vinil, objetos de arte e varios tipos de comidas típicas – como paellas, falafels, crepes, cafés gregos e outras coisas. Tantas ofertas assim fazem com que Portobello seja um lugar bastante diferente de qualquer outra coisa, até mesmo para Londres, a capital das “esquisitices”.
Cartazes e mais cartazes do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” ficam expostos com orgulho nas vitrines das lojinhas, denunciando que a rua movimentada fica localizada no charmoso bairro inglês. Habitada por britânicos classe media alta, a região é decorada por lindas e grandes casas, separadas por parques privativos, onde são cultivadas cerejas, maçãs e pêssegos, para o consumo dos próprios moradores. Andando por outras ruas de Notting Hill, é possivel encontrar lojas e restaurantes elegantes, completamente diferentes da muvuca do mercado popular, com preços também não muito populares. Quem tiver disposição para andar um pouco mais, o famoso e badalado Hyde Park (o Central Park britânico) fica bem próximo, assim como o vizinho Regent’s Park.
Para se chegar ao local, basta pegar o metrô eficiente de Londres e descer na estação Notting Hill Gate (Central Line). A partir de então, há muitas placas orientando os pedestres até chegar ao Portobello Market. Quem prefere ir de ônibus para apreciar a paisagem, basta pegar qualquer um que pare no bairro ou próximo, como Lancaster Gate. Em qualquer ponto de ônibus há informações sobre as linhas e os destinos desejados. Transporte londrino é fácil e prático de se usar, fazendo com que os turistas aproveitem ao máximo o passeio.