Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

No dia 15 de abril

Passarinhos do Cerrado lança CD “Origens” para celebrar 10 anos de carreira

Álbum foi gravado em Recife | 30.03.16 - 08:08 Passarinhos do Cerrado lança CD “Origens” para celebrar 10 anos de carreira (Foto: Ney Couteiro)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– Para comemorar dez anos de formação do grupo goiano de coco Passarinhos do Cerrado, a banda vai lançar no dia 15 de abril, no Centro Cultural Martim Cererê, o álbum Origens, o segundo da história deles.
 
Ainda na programação dos dez anos dos Passarinhos, os integrantes Bruna Junqueira, Cléber Reizim, Milca Francielle, Nádia Junqueira e Rodrigo Kaverna se preparam para a gravação do primeiro DVD, marcada para julho.


Capa do segundo disco dos Passarinhos do Cerrado (Foto: divulgação)
 
Além de verba oriunda da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o grupo contou com financiamento coletivo pela internet, com o apoio de mais de 200 pessoas, que juntas somaram mais de R$ 20 mil e viabilizaram a gravação do CD em Recife (PE).
 
O álbum conta com produção artística de Juliano Holanda e participações especiais de peso, como Siba, A Matinada, Bongar e Lucas dos Prazeres. O CD também conta com as participações de indígenas da etnia Krahô, da Congada Santa Efigênia, de Niquelândia, dos barulhos dos carros de bois de Mestre Reis (Damolândia) e de membros do projeto Ninho Cultural. Pedro Vaz e Diego Lobo foram os responsáveis pelas violas caipiras presentes no disco.
 
Origens
O CD conta com 13 faixas, todas autorais assinadas por Rodrigo Kaverna. O nome que leva o álbum reflete a proposta deste trabalho. As canções remetem às origens, não só do compositor, como do grupo, da música feita por ele e do povo goiano. Por isso a presença de torés indígenas em quatro faixas (Folha Amarela, Primeiros a Chegar, Toré Acirandado, Toré de Abertura/Origens), expressando as origens de Kaverna, bisneto de Avá Canoeiro, e de Goiás. Essas músicas não são apenas memória aos ancestrais, mas uma forma de resistência dessa cultura viva e latente, apesar do genocídio que faz hoje de Goiás um dos estados com menor número de indígenas do Brasil atualmente.
 
As origens dos goianos, do grupo e de Kaverna também estão expressas nas canções Damolândia, Viola de Violeiro, Coco da Xambá e Bandeira do Divino. As tradições goianas estão registradas neste disco no som dos carros de boi do Mestre Reis, nas violas e nas batidas da Folia de Reis, na congada de Santa Efigênia e na referência ao maior quilombo do Brasil, os Kalunga, em Cavalcante.
 
Serviço:
10 anos do grupo Passarinhos do Cerrado – lançamento do CD “Origens”
15/4, sexta-feira
Martim Cererê, Setor Sul
A partir das 22 horas
Discotecagem DJ Macambira e Show com Maracatu Alto do Riviera
Quanto: R$10 até meia noite
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351