Raisa Ramos
Enquanto no Brasil o café-da-manhã é basicamente pão com manteiga e leite com café, os ingleses preferem algo com mais “sustância” para começar o dia: torradas, ovos, bacon, salsicha, tomate, cogumelos, batata frita e feijão. Isso mesmo, feijão! Mas é um feijão diferente, pequeno e avermelhado, servido com um molho que mais parece ketchup. A mistura pode até assustar os mais acostumados em comer uma tigela de sucrilhos no desjejum, mas, se provada com a cabeça e coração abertos, é muitíssimo saborosa, podendo até se tornar um vício depois.
Os pubs da cidade, diferentemente dos bares brasileiros, ficam abertos o dia todo, desde manhã, e servem o tradicional English Breakfast por aproximadamente £ 5 – às vezes mais, às vezes menos, dependendo do lugar. Outro prato típico do país, servido tanto no almoço quanto no jantar, é o Fish and Chips, constituído, como a própria tradução já diz, em peixe e batata fritos. Super light, só que ao contrário. Por ser a refeição mais procurada, os pubs disputam a clientela oferecendo bons preços e fazendo promoções ou combos, portanto, o valor pode variar muito de local para local, entre £ 6 e £ 11. Com a libra atual custando R$ 3,18, vale a pena pesquisar a melhor oferta, porque qualquer “pound” de diferença, no fim das contas, é muita coisa.
Cosmopolita
Na correria do dia a dia, os ingleses não se preocupam muito em fazer as refeições nas horas certas, muito menos em comer alimentos saudáveis. Eles comem, não por prazer, mas por necessidade. Para não atrapalhar os compromissos rotineiros, o que os londrinos mais fazem é comprar um sanduíche e um pacote de batatinhas em alguma cafeteria das grandes redes – como Starbucks, Pret a Manger, EAT., Costa Café e afins –, sentar no meio-fio da calçada ou no banco de uma praça e comer. Nada agradável.
Outra opção também muito comum, é comprar comida pronta vendida em feiras. Nesse caso, as refeições típicas de outras culturas são as mais populares. Paellas, kebabs, falafel, comidas tailandesas, indianas, marroquinas, chinesas, mexicanas e vietnamitas são bastante requisitadas. Geralmente a porção mista – um pouco de cada coisa – custa em torno de £ 4 e é suficiente para segurar a fome por muito tempo, além de ser interessante do ponto de vista cultural. Até mesmo na culinária, Londres consegue ser cosmopolita. Todos os sabores em uma só cidade.