Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Para crianças e adolescentes

Festival de teatro Razões Para Sonhar segue até sábado em Goiânia

Confira os locais das apresentações | 03.05.16 - 10:52 Festival de teatro Razões Para Sonhar segue até sábado em Goiânia Espetáculo que integra programação do festival de teatro (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– Direcionado a crianças e adolescentes, a segunda edição do Festival de Teatro Para a Infância e Juventude – Razões Para Sonhar está sendo realizada em Goiânia e segue com programação até sábado (7/5).
 
As apresentações serão em sete locais diferentes da capital goiana. Ao todo, a programação vai abordar dez espetáculos, no Teatro Sesc, no Espaço Sonhus e nos pátios de cinco instituições públicas voltadas para crianças e adolescentes.
 
O projeto Razões para Sonhar é realizado em Goiânia com a parceria do Sesc. O festival também conta com o patrocínio da Papelaria Tributária e do Burguer King (King Food) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes), e com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.
 
Confira a seguir os grupos e profissionais que participam da segunda edição do Razões Para Sonhar:
 
Theatro Arte e Fogo – Espetáculo: Txuu-Looso – Raio de Sol (GO). Uma interpretação sobre a lenda da origem do povo Karajá. A obra traça o caminho percorrido por um pequeno peixe que descobriu um raio de luz que chegava até o fundo do rio.Brincando com ele, o pequeno foi saindo das profundezas do lago para a superfície e foi se transformando em um jovem Karajá. Tendo levado para fora todo o seu povo, eles um dia tentaram voltar, mas a passagem estava fechada e guardada por uma grande cobra. O povo Karajá então, se espalhou por todo o rio Araguaia.
 
Cia Flor do Cerrado – espetáculo: O Pequeno Príncipe (GO). Baseado no Clássico do escritor Frances Antoine de Saint- Exupéry a Cia Flor do Cerrado traz mais uma vez aos palcos um adorável e delicado clássico de inocência e descobertas vividas por um menino sensível que, ao chegar a terra, aprende o verdadeiro sentido de cativar e ser cativado por alguém, compartilhando experiências que irão encantar e tocar o coração de todos.
 
Anthropos Cia. De Arte – Espetáculo: Despertar da Primavera (GO). Um grupo de teatro de uma escola particular prepara a peça O DESPERTAR DA PRIMAVERA, de Frank Wendekind, para o encerramento do semestre. A tarefa é conduzida pelo professor de teatro, que um dia sonhou ser um grande diretor, mas que teve se contentar com os percalços do magistério. Alunos revoltos fazem do exercício teatral uma válvula para seus desejos e frustrações. O que reverbera são os caminhos tomados por uma juventude contemporânea. A vida moderna marcada pela violência das informações e a fragilidade dos valores que fluem através do espaço familiar, escolar e do cyber espaço.
 
Cia Arthur-Arnaldo – espetáculo: Coro dos Maus Alunos (SP). A história de um velho professor de filosofia, fã de controvérsias e inspirador de um espírito crítico. Acusado de confundir os jovens estudantes e de manter com eles relações que ultrapassam os limites do trato entre professor e aluno. O educador é então submetido a um processo. Uma variação contemporânea do julgamento de Sócrates. Coro dos Maus Alunos foi indicado ao Prêmio Femsa 2013 nas categorias: autor, elenco e melhor espetáculo jovem e ao Prêmio CPT 2013 (da Cooperativa Paulista de Teatro) nas categorias: dramaturgia, direção e melhor espetáculo jovem.
 
La Casa Incierta – Espetáculo: A Geometria dos Sonhos (DF) – Uma obra destinada a bebês. O espetáculo mostra um caminho poético que evoca a história de uma pedra que, movendo-se das entranhas da terra até seu destino, transforma-se em nuvem para, assim, realizar o seu sonho de poder chorar. O espaço é um sonho geométrico em forma de colmeia onde os espectadores (no caso são oferecidos lugares para até 40 bebês e seus respectivos responsáveis) penetram uma caverna primitiva, o encontro com a fecundidade do mundo: o espaço onde se gera a luz que abre um caminho na escuridão.
 
Rodrigo Mármore e Juliana Hernandes – Espetáculo: Adoleta Musical (GO). O cantor e ator Rodrigo Mármore tem em suas lembranças de infância a imagem de seu avô sentado sob um pé de manga, acompanhado de seu violão, sempre em tardes ensolaradas, lhe cantando histórias de alecrins e ruas ladrilhadas de brilhantes. A cantora e atriz Juliana Hernandes é pesquisadora de brinquedos cantados e cantigas de rodas. Desse encontro nasce o show infantil Adoleta Musical, que promete relembrar e reavivar a infância dos avós e papais presentes para, aí sim, dar início a diversão em família.
 
Teatro GTI – Núcleo de Investigação Cênica (GO) – Espetáculo: Histórias para Sonhar Acordado. O espetáculo é uma contação de histórias desencadeada pelos atores Bruno Peixoto e Valéria Livera, que se vestem como intrépidos palhaços. Bonecos, objetos lúdicos, músicas populares se unem na tarefa de narrar contos clássicos, feitos para crianças. Jabuti e Tartaruga, de Marco Coiatelli; Voa, Zé Prequeté, de Augusta Faro e Os Músicos de Bremmem, dos Irmãos Grimm, que originou Os Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda, além de As Princesas Soltam Pum.
 
Grupo Imagem – Espetáculo: Clowns Tô Folia (GO): a obra reúne quadros miméticos clownescos que contam pequenas histórias de amor e humor. São performances lúdicas e divertidas, onde falta lugar para o medo e sobra espaço para alegria. A simplicidade das personagens que compartilham sentimentos cotidianos é o elemento cativante que estabelece o vínculo entre o teatro e a plateia.
 
Grupo Trupicão Cia. de Teatro – Espetáculo: Dois Patetas Espatifados (GO). O espetáculo, conta a história de dois sujeitos muito patetas, de nomes, Teimosinho e Mandão, que vivem cada qual, em seu barril de pólvora. Estes dois patetas transformam em uma verdadeira guerra, uma relação que – em outros termos – poderia ser gentil e civilizada. Cada qual com uma vela acesa, na mão, exige que o outro apague sua velinha, mas nenhum dos dois quer ceder. O jogo entre as personagens serve de gancho para um espetáculo inteligente, que coloca a plateia infantil em contato com um dos maiores entraves das relações humanas: os conflitos de comunicação e a disputa pelo poder.
 
Teatro GTI – Espetáculo: Tudo Passa... Eu Passarinho! (GO): a Palhaça Caçarola leva seu jardim picadeiro para realizar seu Grande número. Mas, imprevistos acontecem... E entre seu lenço cor de rosa, que insiste em não ficar no seu bolso, e um bambolê de infância, que não cabe mais na palhacinha adulta, a personagem clownesca vai envolvendo o público em brincadeiras e ilusões, que remontam o circo tradicional e sua imensa capacidade de fazer transbordar fantasia e imaginação, em crianças e adultos.
 
Serviço:
Evento: Festival de Teatro Razões para Sonhar
Goiânia/GO – 2 a 7 de maio (2ª feira a sábado)
 
Datas, horários e locais:
 
Teatro Sesc
 
03 de maio – 3ª Feira – 14h - Espetáculo: O Pequeno Príncipe
 
04 de maio – 4ª Feira – 15h e 20h - Espetáculo: Despertar da Primavera
 
05 de maio – 5ª Feira - 10h e 20h - Espetáculo: Despertar da Primavera
 
06 de maio – 6ª Feira - 20 horas - Espetáculo: Coro dos Maus Alunos
 
07 de maio – Sábado – 16h - Espetáculo: A Geometria dos Sonhos (Teatro para Bebês)
 
Programação descentralizada
 
03 de maio – 3ª feira – 10h - Local:  Creche Obra do Berço
(11a Av. Q, 23 - St. Leste Vila Nova) - Espetáculo: Histórias para Sonhar Acordado
 
05 de maio – 5ª feira – 10h - Escola Municipal Itamar Martins Ferreira
(T-65 c/ S-6, 45 - St. Bela Vista) - Espetáculo: Tudo passa... Eu passarinho!
 
05 de maio – 5ª feira  - 15h - Colégio Estadual Francisco Maria Dantas
(St. Novo Planalto) - Espetáculo: Dois Patetas Espatifados
 
06 de maio – 4ª feira – 10h - IEG – Instituto de Educação de Goiás
(Av. Anhanguera, 1630 - Leste Vila Nova) - Espetáculo: Clowns tô Folia
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351