Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

8 a 22 de junho

Festival Varilux de Cinema Francês divulga lista de filmes selecionados

Evento será no Lumière Bougainville | 17.05.16 - 10:59 Festival Varilux de Cinema Francês divulga lista de filmes selecionados Cena do filme Lolo, o Filho da Minha Namorada, que integra a programação do Festival Varilux (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– A edição deste ano do Festival Varilux de Cinema Francês será realizada em Goiânia nos cinemas do Lumière Bougainville, de 8 a 22 de junho. Outras 49 cidades brasileiras também vão exibir os 15 filmes produzidos recentemente na França e que integram a programação.
 
A seleção de filmes que serão exibidos conta com Abril e o Mundo Extraordinário, Marguerite, Lolo, o Filho da Minha Namorada, dirigido por Julie Delpy e protagonizado por Vincent Lacoste.


O Festival Varilux sempre exibe um clássico do cinema francês, e na edição deste ano será Um Homem e uma Mulher, de Claude Lelouch.
 
Confira os filmes selecionados, a ficha técnica e a sinopse:
 
Abril e o mundo extraordinário (Avril et le monde truque) De Franck Ekinci, Christian Desmares. Com Marion Cotillard, Philippe Katerine 2015 – Animação/Aventura - 1h45min Sinopse: 1941. O mundo está radicalmente diferente daquele conhecido pela História. Napoleão V reina na França, onde há 70 anos os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. O universo francês é mergulhado numa era pré-industrial, centrada no uso do carvão, onde não há rádio, televisão, eletricidade, motor à combustão. É nesse mundo estranho que a jovem Abril, parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante, e de Julius, jovem vigarista das ruas. O trio deverá enfrentar os perigos e os mistérios desse mundo extraordinário.  
 
Agnus Dei (Les Innocentes) De Anne Fontaine. Com Lou de Laâge, Vincent Macaigne, Agata Buzek 2016 – Drama histórico – 1h50min Sinopse: Mathilde é uma jovem médica da Cruz Vermelha encarregada de tratar sobreviventes franceses durante a Segunda Guerra. Ela é chamada para socorrer uma freira polonesa em um convento Beneditino, onde trinta freiras vivem afastadas do mundo exterior. Para sua surpresa, Mathilde descobre que várias freiras estão prestes a dar à luz. Aos poucos, surge entre a ateia Mathilde e as religiosas freiras uma relação de cumplicidade. 
 
Um amor à altura (Un homme à la hauteur) De Laurent Tirard. Com Jean Dujardin, Virginie Efira, Cédric Kahn 2016 – Comédia romântica– 1h38min Sinopse: Diane é uma bela mulher com muito senso de humor e personalidade forte. Advogada bem sucedida, recém-separada de um casamento que já não a satisfazia, agora está livre para buscar a felicidade e um novo amor. Após perder seu celular, ela recebe um telefonema de Alexandre, um charmoso arquiteto que recuperou seu telefone. Um simples encontro toma um rumo inesperado, traz novas amizades e, talvez, até um novo amor.      
 
Um belo verão (La belle saison) De Catherine Corsini. Com Cécile de France, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky 2015 – Drama – 1h45min Sinopse: Em 1971 a França está atravessando a época da liberação sexual e o ápice do feminismo. Neste contexto, Delphine abandona sua família no interior do país para descobrir a vida intensa em Paris. Chegando à capital, conhece Carole, que vive com o namorado Manuel. Delphine e Carole se aproximam e iniciam uma história de amor. 
 
Chocolate (Chocolat) De Roschdy Zem. Com Thibault de Montalembert, Omar Sy, James Thiérrée 2016 – Biografia/Drama – 1h50min Sinopse: Do circo ao teatro, do anonimato à glória, o filme conta a incrível trajetória do palhaço Chocolat, primeiro artista circense negro da França. O duo inédito formado com Footit alcança um imenso sucesso popular na Paris da Belle Époque. Porém a fama, o dinheiro fácil, o jogo e as discriminações desgastem a amizade da dupla e a carreira de Chocolat. 
 
A Corte (L’hermine) De Christian Vincent. Com Fabrice Luchini, Sidse Babett Knudsen, Eva Lallier 2015 – Comédia dramática - 1h 38min Sinopse: Michel é um temido juiz, conhecido como “o Presidente com dois dígitos”, apelido que ganhou graças às suas sentenças, superiores a dez anos. Tudo muda no dia em que ele reencontra Ditte Lorensen-Coteret, um amor do passado. Ela faz parte do júri popular que deverá julgar um homem acusado de homicídio. O reencontro vai mudar a forma de agir do frio juiz. 
 
Os cowboys (Les cowboys) De Thomas Bidegain. Com François Damiens, Finnegan Oldfield 2015 – Drama – 1h44min Sinopse: Em um country western no leste da França, Alain é um dos pilares da comunidade em que vive. Ele vive com a esposa e os filhos, Kelly e Kid. Um dia, Kelly desaparece e a vida da família desmorona. Alain não desiste de procurá-la, perdendo o amor da família e tudo que possuía. Seu único apoio é Kid, que sacrifica sua juventude e embarca com o pai nessa busca sem fim pela menina.      
 
Um doce refúgio (Comme un avion) De Bruno Podalydès. Com Bruno Podalydès, Agnès Jaoui, Sandrine Kiberlain 2015 – Comédia – 1h45min Sinopse: Michel é um artista gráfico que trabalha com seu irmão Remi, e sempre foi fascinado pela ideia de um dia pilotar um avião. Quando descobre que a engenharia de um caiaque é muito parecida com a de uma aeronave, compra um, sem que sua esposa saiba, para tentar tornar seu sonho realidade. 
 
Flórida (Floride) De Philippe Le Guay. Com Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain 2015 – Comédia dramática – 1h50min Sinopse: Aos 80 anos, Claude Lherminier ainda conserva sua imponência, apesar dos frequentes ataques de confusão e esquecimentos, condição que ele se recusa a admitir. Carole, sua filha mais velha, trava uma batalha diária e desgastante para cuidar do pai. E, por um capricho, Claude decide viajar à Flórida, deixando no ar o motivo dessa viagem repentina. 
 
Lolo, o filho da minha namorada (Lolo) De Julie Delpy. Com Julie Delpy, Dany Boom, Vincent Lacoste 2015 – Comédia – 1h37min Sinopse: De férias no sul da França, Violette, sofisticada parisiense quarentona que trabalha no mundo da moda, encontra Jean-René, um modesto técnico de informática. Após anos de solidão, ela deixa-se seduzir por ele. René se junta a ela em Paris, tentando se adaptar ao ambiente. Mas não conta com Lolo, filho de Violette, disposto a tudo para destruir o casal e conservar seu lugar de favorito. 
 
Meu rei (Mon roi) De Maïwenn. Com Vincent Cassel, Emmanuelle Bercot, Louis Garrel 2015 – Drama – 2h08min Sinopse: Depois de um grave ferimento no joelho, Tony se muda para o sudoeste francês para um tratamento capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas ela ainda amarga um relacionamento infeliz com Georgio, homem violento e possessivo com quem tem um filho. Aos poucos, ela consegue se recuperar e aprende a se defender.     
 
Marguerite (Marguerite) De Xavier Giannoli. Com Catherine Frot, André Marcon, Michel Fau 2015 – Comédia dramática – 2h07min Sinopse: Nos anos 1920, em Paris, Marguerite Dumont é uma mulher rica, apaixonada por música e ópera. Há anos canta regularmente para seu círculo de conhecidos. O problema é que ela é muito desafinada, algo que ela não sabe, já que ninguém nunca teve a coragem de lhe dizer. Seu marido e seus amigos mais próximos sempre mantiveram suas ilusões, escutando seu canto como um público fiel. Tudo se complica quando, um dia, Marguerite põe na cabeça que vai cantar diante de um público de verdade na Ópera Nacional de Paris, e seu marido e amigos devem tentar impedi-la sem contar a verdade sobre sua voz. 
 
O novato (Le nouveau) De Rudi Rosenberg. Com Max Boublil, Raphael Ghrenassia, Joshua Raccah 2015 – Comédia– 1h21min Sinopse: A primeira semana de Benoit em seu novo colégio não vai muito bem. Ele é maltratado pelo grupo de Charles, o garoto mais popular da escola, e os únicos amigos que faz são os “cafonas”. Para sua surpresa, ele faz amizade com Johanna, uma linda sueca por quem ele se apaixona. Infelizmente, ela vai aos poucos se afastando dele e entrando para o grupo de Charles. Seguindo os conselhos do tio, Benoit organiza uma festa e convida toda sua turma, para tentar conquistar Johanna e se tornar popular. 
 
La vanité (La vanité) De Lionel Baier. Com Patrick Lapp, Carmen Maura, Ivan Georgiev. 2015 – Comédia dramática - 1h15min Sinopse: David Miller decide dar fim a sua vida. Para isso, o velho arquiteto doente recorre a uma associação de suicídio assistido. Espe, a atendente da clínica, tenta ajudar, mesmo sem saber como realizar o procedimento. Enquanto isso, David tenta convencer Tréplev, um ex-prostituto russo, colega do quarto ao lado, a ser testemunha de sua morte, algo que é exigido pela lei na França. Durante uma noite de conversas, os três vão descobrir a afeição uns pelos outros, e mudam suas visões da vida.       
 
Viva a França! (En mai fais ce qu’il te plait) De Christian Carion. Com August Diehl, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner 2015 – Drama histórico – 1h54min Sinopse: Em maio de 1940, as tropas alemãs estão prontas para invadir a França. Assustados com o progresso do inimigo, o povo de uma pequena vila decide desafiar as ordens do governo, fugir e desbravar rotas desconhecidas para se esconder da ameaça estrangeira. 
 
Um homem e uma mulher (Une homme et une femme) De Claude Lelouch. Com Jean-Louis Trintignant, Anouk Aimée, Pierre Barouh 1966 – Romance – 1h40min Sinopse: Durante uma tarde de domingo, visitando seus filhos no colégio interno, o piloto de corridas Jean-Louis Duroc conhece Anne Gauthier. Os dois passam a se encontrar todos os finais de semana, vão conhecendo um ao outro e logo descobrem que ambos são viúvos. Depois de uma grande amizade, eles começam um relacionamento, mas a memória dos amores perdidos ainda é muito forte.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351