Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Material foi construído durante viagens | 28.06.16 - 10:48
Siron Franco revela trabalhos feitos durante viagens em exposição em Gramado (Foto: divulgação) Yuri Lopes
Goiânia – Quando viaja por mais de uma semana, o artista plástico goiano Siron Franco tem o hábito de pintar em papel, como forma de materializar inspirações vindas dos passeios e também uma forma de escapismo da rotina e do trabalho que realiza no período.
Do vasto material guardado por Siron, 36 obras foram selecionadas para formar a exposição “Siron Franco – Pinturas 1996/2016”, com curadoria de Cézar Prestes e que estarão disponíveis na Galeria da Villa, em Gramado (RS), a partir do dia 3 de julho, até o dia 4 de setembro.
Adão (1998)
Em entrevista ao jornal A Redação, Siron disse que fazer estes trabalhos o relaxa muito e contou outras fontes de inspiração. “Tudo me inspira, uma conversa, a vida, a arquitetura. Sou uma pessoa muito ligada e acho que o maior museu do mundo é o planeta”, comenta o artista.
Bicho do Cerrado (2005)
Até uma pomba morta pode servir de referência para o trabalho de Siron. “Eu estava andando em Florença, na Itália, e em um beco eu vi uma pomba morta caída no chão. Peguei um papel, a embrulhei e joguei no lixo. Mais tarde, no estúdio que eu estava, peguei um papel e comecei a fazer uns rabiscos que não eram nenhuma representação de uma pomba, mas uma coisa que lembra o abandono, a fugacidade da vida”, explica Siron.
Diálogo (2008)
Mesmo com tanto material disponível acumulado no decorrer destes 20 anos, Siron nunca cogitou a possibilidade de revelar ao grande público estas pinturas. “Nunca pensei em expor estes trabalhos, nem nunca coloquei à venda. Este tipo de pintura é uma linguagem que só os amigos mais próximos conhecem”, conta.
Exercício (2003/2004)
Serviço:
O que – Siron Franco – Pinturas 1996/2016, exposição de 36 obras, com a curadoria de Cézar Prestes
Onde – Galeria da Villa, Villa Sergio Bertti, Gramado (RS)
Mais informações: (54) 3286-4298
Quando – Abertura para convidados dia 2 de julho, sábado, das 16h às 20h. Visitação de 3 de julho a 4 de setembro, das 10h às 18h, de segundas a domingos, com acesso gratuito