Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Patrimônio Mundial

"Cidade de Goiás representa nossa memória e nossa história", diz Marconi

Município celebra 15 anos de título da Unesco | 16.12.16 - 10:19 "Cidade de Goiás representa nossa memória e nossa história", diz Marconi (Foto: Mantovani Fernandes)
 
A Redação
 
Goiânia - A cidade de Goiás celebrou, na noite de quinta-feira (15/12), os 15 anos do título de "Patrimônio Mundial", concedido pela Unesco. Com a presença do governador Marconi Perillo, da secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, e de outras autoridades, uma placa comemorativa foi descerrada na Praça do Coreto. Também houve a inauguração da revitalização do Mercado Municipal.
 
Acompanhado pela prefeita Selma Bastos (PT), Patrícia Reis (Coordenadora de Cultura da Unesco), Kátia Bogéa (presidente nacional do Iphan) e Salma Saddi (superintendente do Iphan-GO), Marconi lembrou da dificuldade em conquistar o título e da satisfação após recebê-lo. "Foi uma das maiores alegrias da minha vida", recordou. 
 
"Adoro vir aqui, dormir aqui na Cidade de Goiás, vir ao Mercado Municipal, andar por essas ruas, por esses becos, igrejas e museus. Gosto daqui porque aprendi desde menino a respeitar nossos antepassados, nossa memória e nossa história", revelou o governador. "É a realização de um grande sonho para a população da Cidade de Goiás", disse.
 
Em discurso, lembrou a enchente que devastou a cidade, apenas 16 dias após o reconhecimento da Unesco. O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico de Goiás foi tombado pelo Iphan em 1978 e o reconhecimento como Patrimônio Mundial veio em 16 de dezembro de 2001, após série de tratativas lideradas por Marconi.
 
"A vida é feita de avanços e recuos, lágrimas e sorrisos", afirmou Marconi, ao narrar a sensação ruim que sentiu ao sobrevoar o município, momentos após ter sido atingido por uma forte chuva. "Foi um dos dias mais tristes de todas minha vida. Dois dias depois, eu trouxe o então presidente Fernando Henrique Cardoso aqui, nos demos as mãos e começamos a reconstruir este patrimônio", contou.
 

(Foto: Mantovani Fernandes)
 
Salma Saddi agradeceu Marconi pelo apoio. "O senhor tem muito carinho pela população da Cidade de Goiás. Sua sensibilidade e cuidado em manter viva a cultura e as cidades histórias de Goiás são lindos de se ver, governador", disse.
 
Raquel Teixeira parabenizou o empenho pessoal do governador em tornar possível a realização do sonho do título de Patrimônio Mundial. Já o superintendente de Cultura da Seduce, Nasr Chaul afirmou que a história fez justiça com a cidade, que perdeu o status de "Capital". "Há 15 anos conquistou o título e ela veio ser historicamente maior que sua 'algoz', a capital moderna, que é Goiânia”, observou.
 
Em entrevista à imprensa,  Kátia Bogéa destacou a união de forças entre as três esferas de poder, para que Goiás mantivesse o título concedido pela Unesco. "Goiás é uma cidade que se destaca por uma gestão muito harmônica entre os governos federal, estadual e do município. A comunidade também está envolvida, por isso é que deu certo. É um modelo para o Brasil", apontou.
 
Passeio por Goiás
Ao chegar à cidade, Marconi, Raquel Teixeira, Nasr Chaul, Selma Bastos e a comitiva Iphan assistiram à apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás, na Igreja Matriz de Sant'Ana, conduzida pelo maestro Marchal Gaioso.
 
A pé, a comitiva deixou a igreja e foi ao Mercado Municipal visitar os comerciantes. A obra foi custeada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com projeto do Governo de Goiás.
 
Após a solenidade das inaugurações, eles se deslocaram para o Palácio Conde dos Arcos para apreciar a exposição "Dossiê Cidade de Goiás à Unesco". O governador decidiu pernoitar na cidade. "Eu amo Goiás", confidenciou sem reservas a Raquel Teixeira.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351