Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

'AS DUAS IRENES'

Produção goiana é selecionada para festival de cinema no México

Evento será realizado de 10 a 17 março | 17.01.17 - 17:10 Produção goiana é selecionada para festival de cinema no México (Foto: Divulgação/Seduce)

A Redação

Goiânia -
O longa-metragem As duas Irenes, do diretor Fabio Meira, é um dos selecionados para a 32º edição do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México, um dos mais antigos e tradicionais da América Latina. O festival será realizado de 10 a 17 março, na cidade de Guadalajara.
 
As duas Irenes é até agora a única produção brasileira na competição que já conta com 184 filmes de vários países. A obra tem apoio do Fundo de Arte e Cultura e do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, ambos da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce Goiás).
 
O FICG contempla com o troféu Mayahuel e premiação em dinheiro para os vencedores em várias categorias, incluindo o Prêmio Maguey, destinado a longas-metragens que abordem temas relacionados à comunidade LGBT. O longa  já tinha sido selecionado também para a Mostra Geração, dedicada a filmes com protagonistas jovens do Festival de Berlim 2017.
 
Sinopse
Com um elenco formado por Marco Ricca (como o pai); Susana Ribeiro e pelas atrizes do Grupo Galpão, Inês Peixoto e Teuda Bara, As duas Irenes é protagonizado por Priscila Bittencourt e Isabela Torres, escolhidas após extensa pesquisa de elenco em Goiás e Brasília, e em testes com 200 meninas.
 
O roteiro do longa fala da descoberta de uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior: o pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene. Aos poucos ela começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto é feito também de segredos e mentiras.
 
 As duas Irenes foi rodado em 2015, na Cidade de Goiás, mostrando uma pequena cidade que não localiza as personagens em um tempo/espaço específico.  Segundo o diretor Fabio Meira, foram quase dois anos de pesquisa de locação. A ideia era propor um recorte de Goiás diferente do usual, com o propósito de parecer quase deserta, e não um ponto turístico.
 
O filme foi produzido pela Roseira Filmes e Lacuna Filmes, de Diana Almeida e Daniel Ribeiro, e com coprodução da Balacobaco Filmes. As duas Irenes será vendido internacionalmente pela agência italiana True Colours e  distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes, no segundo semestre de 2017.
 
Diretor
Fábio Meira é formado pela Escola Internacional de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e começou no cinema como assistente de Ruy Guerra em 2004, em O Veneno da Madrugada.
 
Como roteirista, trabalhou para diretores como Caru Alves de Souza, com quem escreveu De Menor, Melhor Filme do Festival do Rio de 2013. Realizou nove curtas e média-metragens. Foi também roteirista de The Illusion, dirigido pela cubana Susana Barriga e premiado nos festivais de Berlim, Chicago e Havana.  As duas Irenes é seu primeiro longa como diretor.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351