Yuri Lopes
De Vernazza - Entre um e outro gato dos muitos que habitam os vilarejos de Cinque Terre (vi vários em Vernazza), turistas deslumbrados e moradores acostumados com o fuzuê de gente, o clima que reina em Vernazza ainda é o de tranquilidade. Durante a noite a calmaria aumenta ainda mais, com menos gente pelas ruas e apenas restaurantes abertos.
(Foto: Parque Nacional de Cinque Terre)
Mais movimentada das cinco vilas, Vernazza pode ser vista em sua totalidade da torre do Castelo Doria. Após uma breve caminhada iniciada na Via Roma, com indicações por placas, a entrada na torre custa €1.50.
(Foto: Parque Nacional de Cinque Terre)
Muito bem servida de opções gastronômicas, é em Vernazza que fica o Il Pirata delle Cinque Terre, que serve café da manhã (peça uma brusqueta ou a torta de pêra), almoço (massa com pesto ou risoto) e jantar (vá de mix de frutos do mar).

(Foto: Trip Advisor)
Muitos amantes de vinho visitam a região para conhecer o a bebida produzida na região. Branco, seco e leve, o vinho de Cinque Terre pode ser degustado no Vernazza Wine Experience, local instalado na beira de um penhasco, com vista para o mar. O local oferece três taças de vinho por € 15, além de tábuas de queijos, salames e presuntos.

Wine Experience (Foto: Trip Advisor)
A trilha que liga Vernazza a Corniglia tem 4 quilômetros, que são percorridos em 2 horas, em média, já que o percurso é considerado de média dificuldade. No caminho, além da vista do mar da Ligúria, é possível ver as várias plantações de azeitonas, além dos onipresentes pés de limão siciliano.

Vista de Vernazza a partir do continente (Foto: Parque Nacional de Cinque Terre)
É altamente recomendável chegar ou sair de Vernazza de barco. Vale ressaltar que não é possível ir de Vernazza para Corniglia de barco pois não há porto na vila do meio das Cinque Terre.

Praça de Vernazza (Foto: Parque Nacional de Cinque Terre)