Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Calendário cultural

Circuito da Cachaça deve passar por 12 cidades goianas ainda em 2017

Anúncio foi feito por Eliane Pinheiro | 15.06.17 - 15:21 Circuito da Cachaça deve passar por 12 cidades goianas ainda em 2017 (Foto: divulgação)A Redação

Goiânia -
 O calendário de eventos culturais e voltados para o turismo em Goiás receberá, ainda em 2017, o Circuito da Cachaça. O Circuito passará por pelo menos 12 municípios do Estado. O evento, idealizado pela deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN) e realizado pelo Sebrae-GO, Goiás Turismo e com apoio das prefeituras, vai estimular a profissionalização dos alambiques e transformar a bebida em mais uma vitrine para turistas. 
 
A deputada afirma que o circuito, além de gerar receita, vai estimular a saída do mercado informal com a criação de um selo de qualidade. A formalização, por sua vez, criará mais empregos. “Um alambique que produz 30 mil litros por ano hoje emprega, em média, quatro pessoas. Em pouco tempo a gente consegue elevar a produção de cada uma destas ‘empresas’ para 70 mil, pelo menos”, diz Eliane.
 
Um dos municípios que apostam no potencial transformador do circuito é Orizona, na região oeste do Estado, berço de cachaças famosas já extintas como Marçalina e Dito Pedro. Muitos dos pioneiros que ajudaram a fundar o município, no início dos anos 1700 (ainda com o nome de Campo Formoso), eram produtores foragidos que haviam participado da Revolta da Cachaça, em Minas e Rio de Janeiro, contra o Fisco português. 
 
O prefeito de Orizona, Joaquim Marçal (PSDB), vê o circuito como oportunidade para resgatar a história da cidade, mas além disso melhorar a receita da prefeitura, que passa por dificuldades. “Já tivemos aqui cerca de 70 alambiques. Hoje são uns 25, poucos são legalizados. A maioria está na ilegalidade. Queremos que sejam os melhores do Brasil”, afirma. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351