Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

“Origens”

Passarinhos do Cerrado grava DVD no Encontro de Culturas da Chapada

Grupo comemora 11 anos de carreira | 17.07.17 - 11:03 Passarinhos do Cerrado grava DVD no Encontro de Culturas da Chapada (Foto: divulgação) 
A Redação
 
Goiânia - O grupo goiano de coco Passarinhos do Cerrado grava DVD, no dia 23 de julho, durante o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge (GO), evento que é realização da Balaio Produções Culturais. O registro marca os 11 anos de carreira do grupo.
 
O DVD leva o nome do segundo álbum do grupo, lançado no ano passado: Origens, com 17 faixas. Todas que compõem “Origens” serão gravadas no trabalho audiovisual, além de duas inéditas, além de duas faixas do primeiro disco “Coco de Folia”. A direção artística é assinada por Izabela Nascente, atriz e diretora da Cia Nu Escuro, que acompanha o grupo desde o seu início. Sobem ao palco Bruna Junqueira, Cléber Reizim, Milca Francielle, Nádia Junqueira e Rodrigo Kaverna.
 
O DVD, de acordo com Izabela, segue a proposta do álbum “Origens” de representar a resistência da cultura de nossos ancestrais. “Este é um manifesto sobre resistência. Abrimos o DVD exigindo respeito aos nativos de nosso Brasil, os indígenas, que formam os primeiros a chegar. No decorrer do repertório apresentamos outras manifestações que influenciaram o grupo, como a congada, a folia, o coco e tantas outras que misturadas nos levam a uma atmosfera tão agradável”, indica a diretora.
 
Além do trabalho musical, o público poderá assistir em São Jorge a uma performance que também traz referências teatrais e de dança. “Quando os conheci fiquei empolgada por dois motivos: a potência artística do grupo e por perceber um censo de responsabilidade e compromisso vindo de pessoas tão jovens. Desde então ando dando pitacos no que diz respeito à encenação. Percebo neles uma teatralidade e por isto produzimos sempre considerando a mesma tríade usada no que diz respeito ao fazer teatral, ou seja, o texto (no caso as músicas), os atores (músicos) e o público”, antecipa a diretora o que está sendo trabalhado no DVD.
 
Trabalho de resistência
As treze faixas do álbum “Origens” estarão neste DVD, compondo a maior parte do repertório.  Todas as faixas são autorais assinadas por Rodrigo Kaverna. O nome que leva o álbum reflete a proposta deste trabalho. As canções remetem às origens, não só do compositor, como do grupo, da música feita por ele e do povo goiano. Por isso a presença de torés indígenas em quatro faixas (Folha Amarela, Primeiros a Chegar, Toré Acirandado, Toré de Abertura/Origens), expressando as origens de Kaverna, bisneto de Avá Canoeiro, e de Goiás. Essas músicas não são apenas memória aos ancestrais, mas uma forma de resistência dessa cultura viva e latente, apesar do genocídio que faz hoje de Goiás um dos estados com menor número de indígenas do Brasil atualmente.
 
As origens dos goianos, do grupo e de Kaverna também estão expressas nas canções Damolândia, Viola de Violeiro, Coco da Xambá e Bandeira do Divino. As tradições goianas estão registradas neste disco no som dos carros de boi do Mestre Reis, nas violas e nas batidas da Folia de Reis, na congada de Santa Efigênia e na referência ao maior quilombo do Brasil, os Kalunga, em Cavalcante. “O Kaverna verbaliza e coloca voz em pessoas que há muito são silenciadas e mostra o valor que estas pessoas com suas culturas tem em nossa sociedade”, analisa Izabela.
 
Este projeto tem sido viabilizado através de financiamento do Fundo de Cultura de Goiás e lei estadual de incentivo à cultura, Lei Goyazes. Feito por várias mãos, este DVD conta com o trabalho de diversos parceiros do grupo.
 
Serviço:
Gravação de DVD “Origens”, do Passarinhos do Cerrado
Data: 23 de julho
Local: São Jorge/GO, XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351