Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

"Unidos contra Darwin"

Documentário sobre a maior cavalgada do Brasil é lançado em Goiânia

Direção é de Pedro Novaes e Benedito Ferreira | 09.01.18 - 12:47 Documentário sobre a maior cavalgada do Brasil é lançado em Goiânia (Foto: Divulgação)  
A Redação
 
Goiânia - A Sertão Films e os diretores Pedro Novaes e Benedito Ferreira lançam neste sábado (13/1) de janeiro, às 11 horas, no Cine Cultura, “Unidos contra Darwin: cavalo, homem, sertão”, filme que documenta uma das maiores cavalgadas do Brasil, realizada por um grupo de amigos, durante vários anos, entre as cidades de Goiânia e Aruanã. O documentário é ao mesmo tempo uma narrativa sobre o desafio e a superação demandados pela jornada longa e dura e também uma reflexão sobre a relação entre ser humano e cavalo, uma parceria ecológica e evolutiva que ajudou a moldar a civilização humana.
 
“A história não seria a mesma sem a força do cavalo na agricultura, como meio de transporte e nas guerras. Nesse sentido, o cavalo tem responsabilidade direta sobre o que é nossa cultura e a sobre a cara das nossas sociedades ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, sem essa parceria com o ser humano, o cavalo provavelmente não existiria mais. É um bicho muito frágil. Já teria sucumbido às forças darwinianas. O filme tenta falar um pouco disso, ao mesmo tempo em que mostra o desafio dessa viagem do ponto de vista dos cavaleiros”, explica o diretor e produtor Pedro Novaes.
 
A cavalgada, que cobre mais de 300 quilômetros ao longo de 10 dias quase inteiramente por estradas de terra, percorre também um Goiás menos conhecido: ainda profundamente rural, pobre e tradicional.
 
Como ressalta o diretor Benedito Ferreira: “A jornada dos cavaleiros envolve não só um desafio físico, mas também o estabelecimento de um outro ritmo interno, mais lento e em sintonia com o meio, além desse contato com um Brasil e um Goiás diferentes”.
 
A iniciativa do filme surgiu da própria participação de Pedro, um dos diretores, em duas edições da cavalgada. “É um desafio não só de resistência física e psicológica, mas de aprender a se relacionar com esses bichos, ao mesmo tempo dóceis e insubmissos. Foi o estabelecimento dessa relação, que envolve afeto, mas também poder e medo, que me fascinou desde o início e me motivou a pensar no filme”.
 
Rodado em 2014 com recursos da Lei do Audiovisual, “Unidos contra Darwin” contou com patrocínio da Comando Autopeças e agora começará a percorrer o circuito de festivais de cinema para posterior exibição em televisão e canais de vídeo on demand.
 
Ficha Técnica
(Documentário, 2018, 51 minutos)
 
Uma produção Sertão Films
 
Direção: Pedro Novaes e Benedito Ferreira
Roteiro: Pedro Novaes e Joelma Paes
Produção Executiva: Lidiana Reis, Paulo Paiva
Fotografia: Emerson Maia
Som: Thiago Camargo
Trilha Sonora: Olavo Telles
Edição: Fabrizzio di Carlo
 
Serviço:
Lançamento do documentário “Unidos contra Darwin: Cavalo, Homem, Sertão”
Local: Cine Cultura, Centro Cultura Marieta Telles, Praça Cívica, Goiânia-GO
Data: 13/01/2018
Horário: 11h
Entrada gratuita
 
Mais informações: (62) 99113-1652

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351