Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Equipe goiana

Espetáculo Lágrima de Guarda-Chuva celebra 30 anos do Grupo Arte & Fatos

Goiás, Minas e DF receberão apresentações | 27.02.18 - 11:54 Espetáculo Lágrima de Guarda-Chuva celebra 30 anos do Grupo Arte & Fatos (Foto: Kely Carvalho)
A Redação

Goiânia
-  Grupo Arte & Fatos celebra 30 anos de estrada circulando espetáculo “Lágrima de Guarda-Chuva”  Financiado pelo Fundo de Arte e Cultura, espetáculo vai passar por oito cidades. Com 14 montagens e mais de 150 prêmios, o grupo goiano de teatro Arte & Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC/Goiás, completa 30 anos de carreira apresentando uma turnê que passa por Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

O mais novo espetáculo do grupo, “Lágrima de Guarda-Chuva”, dirigido por Danilo Alencar, chega a Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás neste fim de semana. No sábado 3/3, às 20 horas no Ponto de Cultura Cidade Livre e domingo 4/3, às 19 horas, no Teatro São Joaquim. Em seguida, ele circula por Senador Canedo, Inhumas, Brasília, Luziânia e Belo Horizonte. O espetáculo também foi apresentado em Anápolis no último dia 24/2. Esta turnê tem o financiamento do Fundo de Cultura do Estado de Goiás.  

“Lágrimas de Guarda-Chuva” traz à tona as relações humanas vistas pelo prisma do mundo contemporâneo. O medo, a solidão, o egocentrismo e o absurdo permeiam o roteiro da apresentação. O espetáculo adentra o universo circense, com propostas claunescas, malabares e mágicas. Estes elementos se juntam a outros, trazendo ao público uma reflexão sobre a arte que o grupo se propõe a fazer. Bruno Peixoto, Rita Alves, Leopoldo Rodriguez, André Larô, Caco Rodrigues e Norval Berbari são os atores que vão dar vida a essa história de Eid Ribeiro.  

De acordo com Danilo Alencar, a ideia desta turnê é levar o espetáculo a lugares onde o teatro não chega com facilidade. Em todas as cidades goianas a entrada será gratuita. Já Brasília e Belo Horizonte foram escolhidas por serem cidades onde o grupo tem intenso intercâmbio. Esta última, por exemplo, é a cidade onde nasceu o texto deste espetáculo: um presente que Danilo Alencar ganhou de Eid Ribeiro.

“Há uns oito anos, o diretor e dramaturgo do grupo Armatrux assistiu aqui em Goiânia ao nosso espetáculo Balada de um Palhaço. Houve um sincronismo muito grande entre os meus trabalhos e os deles e fui presenteado com esta obra”, conta Alencar se referindo a “Lágrimas de Guarda-Chuva”.

Sobre o espetáculo   
Seis personagens se encontram em uma praça de uma cidade deserta, seus moradores sucumbiram ao mal da cólera. Sansão, um mágico decadente, insiste nos repetidos números artísticos, como transformar Angelina em Zambê, a mulher macaco. Há uma incógnita na relação dos dois, ao mesmo tempo Angelina parece ser secretaria, amante,às vezes filha. Após horas insistindo em chamar a atenção de algum morador do solitário lugar, ambos percebem terem caído numa cidade fantasma.   

São surpreendidos por três cegos, que no acaso do destino cruzam seus caminhos. A partir desse encontro há um embate que conduz a trama a um jogo de interesses entre o amor, o sexo, o dinheiro, a ambição, a cobiça, o medo, a solidão. Carmelo, sobrevivente da trágica cólera, testemunha o embate entre as respectivas personagens, sua presença muda o jogo e suas regras. 

Serviço:
Turnê “Lágrimas de Guarda-Chuva”, grupo Arte & Fatos

Direção de Danilo Alencar e texto de Eid Ribeiro
Aparecida de Goiânia
Data: 6/3
Local: 19 horas
Horário: Ponto de Cultura Cidade Livre
Cidade de Goiás
Data: 4/3
Local: Teatro São Joaquim
Horário: 19 horas
Senador Canedo
Data: 9/3
Local: Praça Céu – Jardim das Oliveiras
Horário: 19 horas
Inhumas
Data: 10/3
Local: Auditório Municipal Renato Balestra
Horário: 19 horas
Brasília
Datas: 22 e 23/3
Local: Funarte – Sala Plínio Marcos
Horário: 19 horas
Luziânia
Data: 24/3
Local: Teatro IFG
Horário: 20 horas
Belo Horizonte
Data: 7 e 8/4
Local: Sesc Paladium
Horário: 20 horas


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351