Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições na OAB-GO

Enil falta a debate e tenta justificar que não foi avisado sobre horário

Na TV, Paulo Beringhs desmente presidente | 17.11.15 - 22:19 Enil falta a debate e tenta justificar que não foi avisado sobre horário (Foto: Reprodução/TBC)
 
Sarah Mohn
 
Goiânia – O debate realizado na noite desta terça-feira (17/11) pelo Programa Paulo Beringhs foi marcado não só pela ausência, mas pela indisposição criada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Enil Henrique de Souza Filho, com o jornalista que dá nome ao telejornal.
 
Após faltar ao programa, Enil Henrique replicou nas redes sociais um vídeo em que afirma não ter sido avisado sobre a mudança de horário de gravação do debate, na tentativa de amenizar a falha cometida. Veja:
 

 
Em réplica à acusação, o jornalista Paulo Beringhs apresentou na TV provas de que esteve por diversas vezes em contato com a assessoria do candidato da OAB Independente.
 
“Este recado é para os advogados de Goiás. Circula nas redes sociais um vídeo gravado pelo doutor Enil Henrique que contém muitas incorreções que precisam ser esclarecidas. Enil disse que houve mudança no horário e que ele não teria sido comunicado. Chame o seu assessor que ele vai mostrar a cópia do email e também tenho o print do telefonema com seu assessor, o Rimene Amaral, avisando que o debate teria o horário alterado. O email e o print estão à disposição de todos. Só para finalizar, doutor Enil, nós remarcamos a gravação para esta terça-feira a pedido do senhor. Então, a gente atendeu o senhor e os outros dois candidatos aceitaram o seu pedido. Tenho respeito pelo senhor e quero continuar tendo, mas só continuarei tendo este respeito se o senhor me respeitar”, declarou Paulo Beringhs. Assista:
 

 
Debate polarizado
Com o debate polarizado entre os candidatos que aparecem nas primeiras posições nas pesquisas de intenção de voto, Flávio Buonaduce e Lúcio Flávio de Paiva, o encontro foi pautado tanto por discussões em torno da valorização dos advogados, quanto por provocações entre os dois presidenciáveis.
 
Flávio Buonaduce assumiu postura mais incisiva, libertando-se do perfil ameno adotado nos debates, enquanto Lúcio Flávio manteve o posicionamento de ataques. Essa foi a primeira vez em que os advogados se enfrentaram em uma emissora de televisão aberta.
 
Desde o início do debate, que se iniciou com as apresentações dos candidatos, Flávio Buonaduce se amparou na experiência como conselheiro, secretário-geral da OAB-GO e diretor-geral da Escola Superior de advocacia (ESA) e priorizou a apresentação de propostas. Lúcio Flávio também discorreu sobre propostas, mas não se desfez da arguição do discurso de renovação, repetindo o apelo da mudança, mote principal de sua campanha.
 
Buonaduce afirmou que pretende melhorar a defesa das prerrogativas e promover o enfrentamento no mercado de trabalho, criando condições para que os advogados do Estado de Goiás tenham suporte no exercício da profissão. Lúcio Flávio concentrou suas perguntas e respostas em críticas à OAB Forte, que segundo ele “é insuficiente, administra a Ordem de forma amadora e é gerido por caciques”. O candidato, no entanto, demonstrou contradição ao afirmar que tem “respeito por pessoas do projeto e pela trajetória delas”.
 
Quando questionado sobre a proposta de criação da Procuradoria de Prerrogativas, Lúcio Flávio falou que pretende fazer a contratação de três procuradores, por meio de concurso público, para realizar de forma profissional o atendimento às prerrogativas, buscando a penalização de autoridades que as violem. Durante a réplica, Flávio Buonaduce disse que o trabalho da Comissão de Prerrogativas hoje é feito por mais de 80 advogados, que se dispõem a trabalhar voluntariamente na capital e em todo o Estado, e apresentou cálculos da “inviabilização financeira” da proposta.
 
A menos de dez dias para as eleições, o encontro marcou o retorno de Paulo Beringhs à TV Brasil Central. Durante o confronto, Beringhs equilibrou os arremates e as respostas que os dois candidatos fizeram entre si. O jornalista salientou o papel histórico da OAB na defesa da democracia e lembrou o aniversário de 85 anos da instituição, comemorado no dia 18 de novembro.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351