Carolina Pessoni
Goiânia - Os candidatos ao governo do Estado Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) participaram da missa da padroeira Nossa Senhora D'Abadia do Muquém, distrito de Niquelândia. A celebração encerrou a festa deste ano, a 226ª da romaria, a mais antiga do Estado.
Em entrevista coletiva, Marconi destacou que procura ajudar a estruturar o distrito em benefício da festa religiosa. "Participo da festa de Nossa Senhora D`Abadia há mais de 30 anos e não apenas em época de eleição. Ao longo dos anos, nos nossos governos, fomos responsáveis por todas as melhorias que aconteceram aqui para acolher bem os devotos e todos os romeiros."
Os candidatos pela coligação Amor por Goiás, Iris Rezende, Armando Vergílio e Ronaldo Caiado, também participaram da celebração. Iris reconheceu o trabalho realizado pela diocese e afirmou que a grandiosidade da festa comprova a devoção dos romeiros. “Lembro-me muito bem da simplicidade que era essa festa. Graças à devoção de milhares de pessoas, hoje o santuário é imenso e leva aos fiéis mais do que uma mensagem de fé, mas uma evangelização que a cada ano se multiplica”, avaliou.
Na homilia dirigida aos fiéis, o bispo Dom Messias pediu que a população participe mais da política. “O Papa Francisco já falou: envolver-se em política é uma obrigação dos cristãos. Não podemos fazer como Pôncio Pilatos e lavar as mãos. A política é uma das formas mais altas de caridade”, disse.
Iniciada no último dia 5, a tradicional Romaria do Muquém reuniu mais de 20 mil pessoas no Santuário de Nossa Senhora D`Abadia para a missa concelebrada por Dom Messias Silveira dos Reis, bispo da Diocese de Uruaçu, e pelo reitor do Santuário, Oldemir Franzin, além de padres e demais religiosos da paróquia de Niquelândia