A Redação
Goiânia - O historiador Wilson Balzacchi Brito Júnior revelará detalhes desconhecidos da história do Vila Nova no livro “Vila Nova 1943 a 1973 - Formação e Consolidação de uma Instituição Popular”, a começar pela data de fundação e os detalhes de como se tornou o clube mais popular do Estado. O lançamento será nesta segunda-feira (2/12), às 19h, na biblioteca do Sesc Centro.
Balzacchi, que é ex-presidente do clube, relata as dificuldades do início, a mudança de nome, de cores, o nascimento do mascote e a história de como o Vila foi preterido como o primeiro representante goiano no Campeonato Brasileiro. Publica pela primeira vez a relação completa dos presidentes, a qual nunca foi conhecida na integralidade. “Desta pesquisa saltam nomes que os torcedores nem conheciam e, no entanto, foram presidentes”, diz.
O autor também revela que “foi possível reconstruir momentos heroicos e mágicos, aqueles que constroem uma torcida de futebol, e o maior exemplo é a decisão do Campeonato Goiano de 1973, quando o Vila venceu de forma épica ao Goiás”.
Desde princípio o autor se fixou na ideia de pesquisar entre 1943 e 1973. São dois marcos, segundo ele. “O primeiro evidente por ser o ano de fundação, e o segundo por num só ano o Vila ser Campeão Brasileiro de Basquete e Campeão Goiano de Futebol, numa decisão que ficou no imaginário do torcedor”, conclui.
Serviço
Lançamento do livro “Vila Nova 1943 a 1973 - Formação e Consolidação de uma Instituição Popular”
Quando: segunda-feira (2/12), às 19h
Onde: Sesc Centro (Rua 15 esquina com 21, Centro)
Autor: Wilson Balzacchi Brito Júnior
Investimento: R$ 35