Acelino Freitas, mais conhecido por Popó, está perto de aposentar suas luvas. Aos 36 anos, o pugilista, que é um dos atletas mais expressivos do Brasil, terá despedida de gala dos ringues. Sua última luta está marcada para o dia 2 de junho, quando também ocorre o Cinturão Latino-Americano de Boxe, no Conrad Hotel em Punta del Este (Uruguai). Apesar do terreno ser estrangeiro, os maiores astros da noite serão brasileiros. Além da despedida de Popó, a disputa internacional pelo cinturão terá uma dobradinha verde e amarela. O goiano Yorubá, atual campeão da categoria, vai enfrentar Douglas Ataíde, de 21 anos.
Popó vai para o ringue tendo o paulista Michel Oliveira, de 22 anos, como adversário. A luta promete ser realmente inesquecível: de um lado, o veterano detentor de quatro títulos mundiais em duas categorias; do outro, o jovem atleta que até agora está invicto em sua carreira (16 vitórias, sendo 13 por nocaute).
Popó também tem participação na luta que vale o cinturão latino-americano. Em 2003, o ex-pluginista revelou o goiano Yorubá como promessa do boxe nacional – e não errou na aposta.
Goiano quer o cinturão pelo 2º ano consecutivo
Aos 31 anos, o pugilista Gilberto Pereira dos Santos (Yorubá) ocupa o 15º lugar no ranking internacional de boxe. O atleta começou sua preparação para enfrentar o mexicano Michael Medina, de 25 anos. Porém, o adversário sofreu uma contusão na última semana e precisou ser substituído. A empresa que o representa, MO Promoters, indicou o brasileiro Douglas Ataíde para o seu lugar.
A luta pela conquista do embate tem várias motivações para o goiano. Caso seja vencedor, além de manter o Cinturão Latino-Americano, o pugilista entrará para o ranking dos 10 melhores do mundo da categoria meio-médio ligeiro e ganha o direito de disputar o Cinturão Internacional do Conselho Mundial de Boxe. Nesta categoria, o lutador pode chegar entre os cinco melhores do mundo e até desafiar o campeão mundial.
O evento será transmitido pela SporTV, às 22h do dia 2 de junho.