Mônica Parreira
Goiânia - A Copa do Mundo 2014 já está ganhando cor e forma. Nesta terça-feira (11/9), a Fifa registrou, no site de patentes europeias (OHIM), a imagem do boneco que será o mascote da edição do mundial no Brasil. O tatu-bola, animal característico da América do Sul, foi escolhido para representar o país, porém ainda não tem nome. Assim como a
brazuca - bola oficial da competição - o mascote será batizado através de uma votação na internet.
A imagem registrada pela Fifa no OHIM mostra o mascote em preto e branco, mas estima-se que ele tenha o corpo amarelo e o casco azul. Ao todo, 45 produtos poderão utilizar a imagem para fins comerciais. Apesar de já ter sido registrado, o símbolo oficial da Copa do Mundo 2014 será lançado oficialmente apenas em outubro, quando começam as campanhas publicitárias dos patrocinadores do mundial.
Mascote da Copa do Mundo 2014 terá nome escolhido por votação na internet (Foto: Divulgação)
Participaram da disputa animais como a onça, o jacaré e a arara. A ideia do tatu-bola virar mascote veio de uma ONG no Ceará, a Associação Caatinga, que trabalha em prol da preservação ambiental. Segundo a ONG, o tatu-bola é a espécie de tatu mais ameaçada de extinção no país. A caça, inclusive, já causou o desaparecimento do "Tolypeutes tricinctus" em vários estados.
Leia mais:
'Brazuca' será o nome da bola da Copa de 2014