A Redação
Goiânia - Após cinco rodadas e 50 jogos disputados, o Brasileirão 2023 apresentou uma média histórica de público: 26.134 torcedores por partida. No ano passado o número foi 19.976 pessoas por jogo, um crescimento de 30 %. A edição com o recorde no quesito é a de 1983, que teve 22.953 torcedores. Ao todo, nesta edição, mais de 1,3 milhão de pessoas já foram aos estádios ao redor do Brasil para apoiar seu time de coração. Os números foram divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (12/5).
Por enquanto, o jogo entre Vasco e Palmeiras, pela segunda rodada, no Maracanã, lidera a marca de público presente: 59.867. Em seguida, vem Flamengo x Botafogo, da mesma rodada e também no Maracanã, com 53.138. Já a partida entre Cruzeiro e Fluminense, da quinta rodada, teve 51.846 torcedores no Mineirão.
A volta cada vez mais massiva do torcedor ao estádio é um dos objetivos da gestão do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que elogiou o sucesso de público da Série A. ''O sucesso de público do Brasileirão Assaí 2023 é mais uma prova do profissionalismo da CBF e de todos os envolvidos na organização da competição, clubes, atletas, árbitros e dirigentes. Vamos continuar trabalhando forte para levar aos estádios ainda mais torcedores, que estão a cada rodada mostrando sua paixão pelo nosso futebol", afirmou Ednaldo Rodrigues.
Flamengo, São Paulo e Vasco levaram mais torcedores aos estádios até a quinta rodada, e o êxito da competição associa-se muito à rivalidade entre várias equipes, protagonistas de grandes clássicos. A Série A teve apenas dois placares que terminaram 0 a 0, o que mostra o ímpeto ofensivo do futebol brasileiro.