A Redação
Goiânia- Chegou ao fim mais uma edição da Copa América, dessa vez disputada nos Estados Unidos. A competição serviu como um teste para a Copa do Mundo 2026, que será no mesmo local, mas em conjunto com México e Canadá.
Para 2024, a expectativa era para mais uma final Brasil x Argentina, mas os brasileiros decepcionaram e pararam nas quartas de finais, eliminados pelo Uruguai.
A Argentina não chegou a encantar, mas mostrou um futebol objetivo durante toda a competição. Após liderar o seu grupo com nove pontos, passou pelo Equador nos pênaltis, levando um susto nas quartas de finais.
Em seguida, venceu o Canadá por 2 a 0 e fechou com triunfo sobre a
Colômbia por 1 a 0 na final, com gol de Lautaro Martínez já na prorrogação. Vale destacar que o craque da equipe, Lionel Messi, deixou o jogo final no começo do segundo tempo, após torcer o tornozelo.
Do banco, viu os seus companheiros mostrarem muita garra para conquistar mais um título pelo país.
Com o título da Argentina, o segundo consecutivo, o país assume o topo de forma isolada na lista dos maiores
vencedores da Copa América, deixando o Uruguai para trás.
Ao todo, são oito vencedores, confira a lista atualizada!
? Argentina, 16 títulos, último em 2024;
? Uruguai, 15 títulos, último em 2011;
? Brasil, 9 títulos, último em 2019;
? Chile, 2 títulos, último em 2016;
? Paraguai, 2 títulos, último em 1979;
? Peru, 2 títulos, último em 1975;
? Bolívia, 1 títulos, último em 1963;
? Colômbia, 1 títulos, último em 2001.
Messi na Copa América
Vale destacar que Lionel Messi sempre ficou marcado por uma carreira brilhante em clubes, mas sem títulos pela Argentina, mesmo batendo na trave, como na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Porém, foi na
Copa América que tudo começou a mudar. Ele levou a Argentina ao título em 2021, posteriormente, conquistou a Finalíssima, a Copa do Mundo e agora novamente a Copa América.
Dessa forma, não falta mais nada para a lenda argentina, seja por clubes ou por seleções. Contabilizando apenas a Copa América foram sete edições, entre 2007 e 2024, com dois títulos.
Além disso, foram 39 jogos, com 24 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas. A lenda soma 13 gols e 18 assistências, quase uma média de uma participação direta por confronto.
Com 37 anos, tudo indica que essa foi a última Copa América de Lionel Messi, já que na próxima terá 41. Porém, ele certamente é um dos principais nomes da história da competição.