Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Brasil é 6° nas Eliminatórias sul-americanas | 30.03.16 - 14:41
Registro da partida entre Brasil e Paraguai (Foto: CBF)Rafael Zelmann
Goiânia - O Brasil empatou com o Paraguai por 2 a 2 na terça-feira (29/3) pelas Eliminatórias da América do Sul. Com o resultado, a seleção de Dunga está na 6ª posição, fora da zona de classificação por vagas na Copa do Mundo 2018, que será realizada na Rússia.
Se garantir nas primeiras posições do torneio é a única forma que seleções sul-americanas têm para conquistar um espaço na Copa. O Uruguai está liderando as Eliminatórias locais, com 13 pontos, seguido por Equador, também com 13, Argentina (11), Chile (10) e Bolívia (10). Os quatro primeiros colocados conseguem a classificação e o quinto vai para a repescagem.
A seleção brasileira é a única no mundo que já participou de todas as edições da Copa. Ainda faltam quatro rodadas para terminar a fase das Eliminatórias; tempo para que os comandados de Dunga mantenham a tradição da classificação. O próximo compromisso do Brasil será contra o Equador, no dia 2 de setembro, fora de casa.
As vagas para o mundial são distribuídas por continentes. Para a Copa da Rússia, em 2018, a Fifa definiu a divisão da seguinte forma: uma vaga para o anfitrião; 13 para a Europa; 5 para a Confederação da África; 4 para a América do Sul (repescagem); 4 para a Ásia (repescagem); 3 para a América do Norte, Central e o Caribe (repescagem); Oceania (repescagem).
Confira como está a disputa pelo mundo:
América do Norte e Central
A competição está na quarta fase com México, Costa Rica e Trinad Tobago liderando seus grupos. Honduras, Panamá e Estados Unidos estão em segundo, respectivamente.
As seis melhores equipes avançam para a quinta fase, onde todas se enfrentam. Ao término, os três primeiros colocados conseguem a classificação e o quarto vai para a repescagem. As próximas partidas, ainda pela quarta fase, serão em setembro.
Europa
As eliminatórias da Europa só começam em setembro e é o mesmo formato de 2014. São 13 vagas destinadas para o continente, onde 52 seleções foram dividas em nove grupos. Os campeões de cada grupo se classificam e os oito melhores colocados se enfrentam em partida de ida e volta. Os vencedores de cada confronto se classificam para a Copa do Mundo.
Ásia
No momento, a competição avança para a terceira fase. São 12 seleções divididas em dois grupos de seis e, após confrontos de ida e volta, as duas melhores de cada grupo conseguem a classificação. Os dois terceiros colocados se enfrentam pelo direito de disputar a repescagem.
As seleções são: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, China, Japão, Síria, Coréia do Sul, Austrália, Irã, Tailândia, Iraque e Uzbequistão.
África
A competição está na terceira fase, onde 20 seleções serão divididas em cinco grupos de quatro. O primeiro de cada chave garante a classificação para Copa do Mundo.
As 20 seleções são: Camarões, Tunísia, Guiné, Congo, Egito, Gana, Nigéria, Mali, RD Congo, Costa do Marfim, Senegal, Cabo Verde, Argélia, Zâmbia, Líbia, Marrocos, Gabão, Burkina Faso, Uganda e África do Sul.
Oceania
Há apenas uma vaga para a repescagem para o continente. No momento, oito seleções, divididas em dois grupos de quatro, disputam espaço. São elas: Taiti, Nova Caledônia, Samoa, Papua-Nova Guiné, no Grupo A e Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Fiji e Vanuatu, no Grupo B.