Rafael Zelmann
Goiânia - A Copa América Centenário continua a todo vapor na terra do Tio Sam. No último final de semana, a competição encerrou a primeira fase para os Grupos A e B com grandes surpresas positivas e também imensas decepções. Faltando uma rodada, a situação já está decidida no Grupo C, mas no D está tudo indefinido.
No Grupo A, a classificação ficou para os donos da casa, Estados Unidos, e Colômbia. Cada equipe alcançou seis pontos e ambas ficaram à frente da Costa Rica, com quatro pontos, e Paraguai, que terminou a competição com apenas um ponto dos nove disputados. O destaque norte-americano vai para o meio-campista Dempsey, que é o artilheiro da equipe com dois gols e fez uma pintura de falta na última rodada. No lado colombiano, James Rodriguez é o principal jogador, que mesmo lesionado é o artilheiro com dois tentos marcados.
O Grupo B foi marcado pela decepção da desclassificação precoce da seleção brasileira. Apesar de ter empatado a primeira partida contra o equador e vencido por 7 a 1 o Haiti, os comandados de Dunga, precisando apenas de um empate contra o Peru, perderam por 1 a 0 na noite de domingo (12/6) e acabaram voltando mais cedo para casa. Assim, Equador se classificou em segundo com cinco pontos e o Peru em primeiro, com sete. Os destaques vão para o atacante do Flamengo, Guerreiro, que é o encarregado de fazer gols no setor ofensivo do Peru, e no Equador, o artilheiro da equipe com dois gols, Enner Valência.
Apesar de faltar uma rodada para o fim da primeira fase no Grupo C, a classificação já está definida. México e Venezuela venceram suas duas primeiras partidas e conquistaram seis pontos, o que garante a vaga na próxima fase. Basta agora decidir quem termina em primeiro e quem fica em segundo no confronto entre os dois nesta segunda-feira (13/6), às 21h, no NRG Stadium, em Houston. O duelo entre os eliminados, Uruguai e Jamaica será também na segunda-feira em às 23h, no Levi’s Stadium, em Santa Clara. Vale destacar as atuações individuais do experiente defensor Rafa Marquez no lado do México e do atacante Rondón pela Venezuela.
No Grupo D, também falta uma rodada para terminar a primeira fase, porém a Argentina já está classificada com seis pontos. A segunda vaga depende do confronto entre Chile e Panamá, onde a classificação vai para o vencedor e em caso de empate a equipe chilena avança já que tem melhor saldo de gols. O confronto que decide a situação do grupo será nesta terça-feira (14/6), às 21h, em Filadélfia. Já a eliminada Bolívia cumpre tabela jogando contra a Argentina também na terça-feira, às 23h, em Seattle. O destaque dos Hermanos vai para Messi, que apesar de machucado mudou a cara da partida quando entrou.

Tabela Copa América
As quartas de final começam nesta quinta-feira (16/6), às 22h30, em Seattle, com o confronto definido entre Estados Unidos e Equador. O outro confronto definido será nesta sexta-feira (17/6), às 21h, em Nova Jersey, entre Peru e Colômbia. Os outros dois duelos ainda dependem da última rodada da fase de grupos.