Roberta Rodrigues
Goiânia - Uma experiência italiana em Goiânia foi a proposta adotada pelo evento realizado nesta terça-feira (25/6), no Sister Rosetta Pub. A Noite Cultural Enogastronômica, conduzida pelo sommelier Anselmo Pessoa Neto com as canções do violinista Rennan Vicente, proporcionou interação cultural por meio das músicas italianas tocadas e da oficina sobre degustação e escolha de rótulos de vinhos.
A noite também ofereceu aos participantes experiências gastronômicas. Os pratos preparados pelo chef César Souza Costa, especialmente para a noite, harmonizavam com os vinhos escolhidos para a ocasião.
Promovida pelo Sister Rosetta Pub, jornal
A Redação e pela Adega +, a noite cultural foi a primeira edição de um evento que deve ter continuidade.
A diretora executiva e uma das produtoras culturais da Elysium Sociedade Cultural, Giulyane Nogueira, foi a responsável pela organização da Noite Cultural Enogastronômica e explicou como serão as próximas edições.
“Fiquei muito feliz com o resultado do evento. Como produtora cultural eu já tinha produzido outras propostas culturais de outros nichos como literatura, música e teatro, mas com a culinária e vinho foi a primeira vez. A intenção é que o evento aconteça no Sister Rosetta Pub, inicialmente, uma vez por mês. Vamos sempre abordar temas diferentes e alternar tanto as apresentações culturais quanto o menu e a bebida. Queremos criar eventos dinâmicos e que tragam conhecimento e entretenimento”, ressaltou Giulyane.
(Foto: Esther Teles)
A projetista de móveis, Lorena Carrer Nogueira participou da Noite Cultural Enogastronômica e explicou que nunca tinha participado de uma palestra sobre rótulos de vinhos como a do Sommelier Anselmo. "Achei bem legal a forma como trabalharam com os vinhos, todos ficaram bem à vontade, foi menos formal", ressaltou.
"Em Goiânia, acho que as pessoas ainda não tem o interesse em procurar sobre as culturas de outros países. Mas devemos conhecer, nem que seja para dizer que não gosta", comentou Lorena sobre a interação entre as culturas do Brasil e Itália propostas pelo evento.
(Foto: Esther Teles)
Professor de língua e cultura italiana e sommelier com formação em Bolonha, na Itália, Anselmo comentou que é sempre um prazer poder falar sobre vinhos, principalmente dos rótulos italianos, dos quais tem mais conhecimento e aprecia bastante. “O vinho é mais que milenar, há mais de 8 mil anos é consumido e degustado. Então, expandir a cultura do vinho, de como apreciar um vinho, é sempre interessante. E por outro lado, também é importante essa interação Itália/Brasil que o evento propiciou”, ressaltou.
(Fotos: Esther Teles)
“Achei a ideia interessante, é a primeira vez que recebo esse tipo de convite. A intenção era fazer uma espécie de harmonização entre música, vinho e comida. Aí fiz uma seleção de quatro músicas italianas que combinaram com a noite”, destacou Rennan Vicente, da Orquestra Filarmônica de Goiás.
Já Gabriely Alves Lima, que é sommelier da Adega +, ressaltou que Goiânia está crescendo nesse mercado. “É bacana nesse friozinho, o vinho, o jantar harmonizado, bom que o pessoal conhece um pouco mais sobre vinhos e sobre a história da Itália.”
Confira os rótulos de vinhos servidos durante a Noite Cultural Enogastronômica e como adquiri-los na Adega +:
Mompertone Monferrato 2014