A Redação
Goiânia - A Ambev lançou nesta terça-feira (8/12) o novo rótulo regional de Goiás, a cerveja Esmera. A nova bebida, que tem venda exclusiva em território goiano, leva mandioca em sua composição e foi inspirada na identidade, costumes e tradições locais. O governador Ronaldo Caiado participou do evento.
“Esmera é uma adaptação de esmero, palavra que significa cuidado, capricho, perfeito. É com este sentimento que servimos a este povo forte e alegre um produto feito por goianos e para goianos”, destaca o gerente de marketing da Esmera, Leandro Thot. O nome também faz referência à esmeralda - riqueza típica do Cerrado goiano e a cor das águas das cachoeiras da região da Chapada.
O rótulo leva tons de verde e dourado, elementos que remetem à riqueza da região, especialmente por valorizar a cultura e impulsionar a economia de locais que preservam a história, a exemplo da comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante.
Fomento à Agricultura Familiar
A Ambev adquire toda a matéria-prima diretamente de pequenos produtores de mandioca em oito municípios goianos: Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Itaberaí, Niquelândia, Novo Mundo e Colinas do Sul - esta é uma forma da companhia valorizar a agricultura familiar e a economia local.
“A Esmera tem um papel social importante, ao desenvolver uma cadeia produtiva da região e movimentar significativamente a microeconomia das áreas de plantio”, pontua Ricardo Melo, vice-presidente de Relações Institucionais da Ambev.
O processo produtivo acontece na Cervejaria de Anápolis, com mandioca cultivada no cerrado goiano, na região de Cavalcante - Chapada dos Veadeiros, o que torna esta cerveja ainda mais especial, pois é feita por goianos e para goianos. A Cervejaria Ambev já adquiriu 234 toneladas de mandioca produzida pela agricultura familiar. A expectativa é que até 2021 este número chegue a 3 mil toneladas.
Além de garantir a compra de toda a produção, nesta primeira etapa, o projeto está impactando diretamente 352 pessoas da cadeia produtiva da Esmera, gerando novas oportunidades de negócios para a agricultura familiar, para o setor cervejeiro e para o mercado de bares e restaurantes. Até 2025, aproximadamente 2.500 pessoas ligadas à agricultura familiar nesta região serão diretamente impactadas.
Neste primeiro momento, a nova cerveja estará disponível em garrafas retornáveis de 600 ml e, em 2021, em latas de 350 ml.