A Redação
Goiânia - Os vencedores da edição 2023 do Festival Burger Time nas categorias Pit Dog e Hamburgueria foram divulgados na noite de terça-feira (18/7). Eldorado Burg foi o vencedor da categoria Pit Dog, em 1º lugar, pelo segundo ano consecutivo, com o sanduíche X-Patrimônio (Hambúrguer 150gr especial de cupim com queijo prato, ovo, bacon, salsicha, batata, milho, tomate, alface, abacaxi e cebola cryspi). Já na categoria Hamburgueria, o campeão desta edição foi o Fogata BBQ Steak Burger, com o hambúrguer Pork Belly Burger (pão brioche, sunomono, burger bovino 200g, queijo Pepper Jack, barriga de porco coreano, gergelim e maionese de sweet chilli).
"Somos o primeiro lugar porque temos os melhores clientes e parceiros. Estamos em um local público, em uma comunidade maravilhosa e somos temos a agradecer e compartilhar esse prêmio com todos os donos de pit dog que trabalham na noite goianiense. Adoro as hamburguerias, mas não há nada como um X-tudo", exclamou a proprietária do Eldorado Burg, Maria Paixão.
"Trabalhei muito tempo nos pit dogs e hoje nossa casa comemora esse título entre as hamburguerias. A gente sabe o quanto de trabalho é envolvido e só tenho a agradecer à nossa equipe e nossos clientes", completou o proprietário da Fogata BBQ Steak Burger, Felipe Lima.
Também foram anunciados o vice-campeão de cada categoria e o terceiro lugar. Entre os Pit Dogs, o segundo lugar foi para o Kid Abelha Campinas e a terceira colocação para o Natha's Burgues Sanduicheria. Já entre as Hamburguerias, foram anunciados Oficial Hamburgueria, na segunda posição, e Deguste Burger, com o terceiro lugar.
A edição deste ano contou com a participação de 59 casas, sendo 21 Pit Dogs e 38 Hamburguerias, que ofereceram aos visitantes, entre os dias 16 de junho e 2 de julho, uma receita inédita de sanduíche, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes. A organização contabilizou a venda de 34.644 sanduíches durante o Festival.
Mais de 10 mil votos válidos também foram contabilizados durante o período. Público e jurados puderam visitar os estabelecimentos e votar para eleger os campeões de cada categoria. O objetivo do evento é fomentar e apoiar os participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização dos locais.
Mapa do Hambúrguer
Durante o evento de premiação da edição 2023 do Festival Burger Time, a organização do evento, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), também lançou o Mapa do Hambúrguer da grande Goiânia, incluindo todas as casas participantes do Festival na capital e Aparecida de Goiânia. Disponível no site www.festivalburgertime.com.br, a iniciativa busca organizar os estabelecimentos participantes de forma gráfica, mostrando suas histórias, cardápio, fotos, endereços e outras informações.
De acordo com uma das organizadoras do Festival, Patricia Garcia, o Mapa do Hambúrguer pretende contribuir para alavancar esses negócios e perpetuar o empreendedorismo como um legado pós-evento, ajudando esses negócios a atrair clientes durante todo o ano.
A gerente do Sebrae em Goiânia, Larissa Ribeiro, reforçou que a instituição atua para apoiar os pequenos negócios e permitir que eles tenham meios para crescerem cada vez mais. “É por isso que o Sebrae deu apoio antes e durante o Festival, e ajuda no pós-evento também. É preciso oferecer sustentabilidade a esses negócios. Para nós foi uma honra visitar cada estabelecimento e contar as histórias que estão no Mapa do Hambúrguer”. Ela acrescenta ainda que a entidade, junto com parceiros, vem construindo rotas turísticas e agora a do hambúrguer passa a integrar esse portfólio, dando maior visibilidade aos negócios que envolvem os pit dogs e hamburguerias em Goiás.
Organização
Idealizado pela coordenadora de Parcerias e produtora de eventos Cynnara Bretas, pelo coordenador administrativo e empresário Mateus Suassuna e pela coordenadora de Gastronomia e chef de cozinha Patricia Garcia, o festival é desenvolvido com o intuito de permitir o intercâmbio entre a tradição dos pit dogs - tão queridos pelos goianos -, com os hambúrgueres gourmets, além de fortalecer as empresas atendidas pelo evento, principalmente as microempresas. A coordenação executiva do festival é de Gabrielle Carvalho.
Realização
A realização do Festival Burger Time é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (Sindpitdog), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Prefeitura de Goiânia, por meio da Agetul, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares Goiânia), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Instituto Hub Cerrado, Federação das Associações dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (FAJE Goiás) e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto) e Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas). São parceiros-patrocinadores: Goiás Turismo/Governo de Goiás, Eisenbanh, Kuat e Schweppes, Imperador Alimentos, Fujioka e LG, Casa do Pica Pau, Capital Mídias, Alpha FM, 89 – A Rádio Rock, Coletar Ambiental, City Tour Transportes, Seiko, Bonfrigo, Super Frango, Boua e Villa dos Pães.
Serviço
Vencedores da 3ª edição do Festival Burger Time
Categoria Pit Dog
1º lugar: Eldorado Burg (Av. Ismerino Soares de Carvalho, Setor Faiçalville 1, Goiânia)
2º lugar: Kid Abelha Campinas (Av. Sergipe, esquina com Benjamim Constant, Setor Campinas, Goiânia)
3º lugar: Natha's Burgues Sanduicheria (Rua Tauá, 525 Qd. 182 Lt. 11 Sala 03, Parque Amazônia, Goiânia)
Categoria Hamburgueria
1º lugar: Fogata BBQ Steak Burger (Rua S-3, nº 27, Qd S-15, Lt 24, Setor Bela Vista, Goiânia)
2º lugar: Oficial Hamburgueria (Av. Center, Qd. 34, Lt 20, Sala 01, Res. Center Ville, Goiânia)
3º lugar: Deguste Burger (Av. Ipiranga, Qd 38, Lt. 29, Setor Serra Dourada 3, Aparecida de Goiânia)