Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Faxina

Sucos detox ajudam a "limpar" o organismo

Aprenda a fazer três receitas | 14.03.14 - 08:37 Sucos detox ajudam a "limpar" o organismo Sucos naturais ajudam a limpar o organismo e ainda evita doenças (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
- Carnaval é época de folia, celebração e horas fora de casa, combinação que acarreta noites maldormidas, má alimentação e baixa hidratação.  Quem nunca passou o feriado carnavalesco à base de cerveja e petiscos, que atire a primeira serpentina! Mas, depois dos vários dias de festa, o corpo cobra seu preço. E para amenizar os efeitos pós-carnaval, nada melhor do que adotar os sucos detox.

Conhecidos pelo seu poder energizante, esses sucos ajudam a desintoxicar o organismo - eliminar toxinas, gorduras e outras substâncias adquiridas com a má alimentação. "Com os excessos, o fígado tem dificuldade para metabolizar as toxinas, o que gera inchaço, dor de cabeça, ressaca, dificuldades para o controle de peso, desnutrição e outros sintomas", explica Sulanne Carvalho Oliveira, nutricionista consultora da farmácia online Netfarma (www.netfarma.com.br).

Diferentemente dos sucos "normais", os detox são um mix de frutas, verduras, fibras com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e diuréticos. "Combina-se os ingredientes que têm propriedades similares, por exemplo, laranja (fonte de vitamina C) e gengibre (um antiinflamatório natural) para fazer um bom sucoantigripal, por exemplo", explica a especialista. Geralmente, as frutas e verduras mais utilizadas nas receitas detox são folhas verdes escuras, maçã, laranja, cenoura, abacaxi, melão, tomate, beterraba, agrião, limão, mamão, morango, pepino e hortelã.

Os sucos desintoxicantes aumentam a disposição, deixam a pele hidratada, aprimoram a memória, o sistema imunológico, melhoram o sono e ajudam no controle de peso. Alguns servem ainda para acelerar o trânsito intestinal e ajudam a tonificar pulmões, rins e fígado.

Os sucos, se corretamente preparados - não há necessidade de açúcar ou muita água, por exemplo - e ingeridos de imediato, são ricos em fibras, minerais e vitaminas essenciais para a saúde. "É importante não guardar e deixar para consumir depois, pois o líquido pode perder suas propriedades nutritivas", aconselha Sulanne.
A seguir, veja como preparar 3 receitas de sucos detox que a nutricionista da Netfarma selecionou para aliviar os três problemas mais comuns após o Carnaval: a ressaca, a falta de energia e o inchaço.

Suco Antirressaca
1 copo (250ml)  de água de coco
2 fatias de abacaxi
4 folhas de hortelã
1 "moeda" de gengibre
3 pedras de gelo

Bater tudo no liquidificador e tomar de imediato.
O abacaxi contém vitamina C, que melhora o sistema imunológico e deixa o corpo mais resistente. A hortelã alivia o mal-estar, pois tem função anestésica. A água de coco hidrata e ajuda na eliminação de resíduos. O gengibre é um potente anti-inflamatório que ameniza problemas estomacais como enjoo e náuseas.

Suco energético
1 banana-prata média
1 colher de sopa rasa de aveia
3 tâmaras sem caroço
300ml de água
3 pedras de gelo

Bater todos os ingredientes e salpicar canela.
 
A banana contem 3 açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que combinados com fibra (aveia) dá uma rápida e substancial elevação de energia. Tâmara é um alimento altamente energético e nutritivo, muito válido em situações de convalescença. São ricas em fibra e contém uma fonte importante de minerais, especialmente potássio. São recomendadas para uma boa digestão.

Suco Anti-inchaço
1 fatia de melancia (250g)
3 talos de salsão (talos e folhas)
3 pedras de gelo

Bater no liquidificador e consumir em seguida. Não precisa coar.
A alta porcentagem (90%) de água presente na melancia estimula os rins a trabalharem melhor e ajuda a prevenir e a combater a retenção de líquidos. O salsão é diurético e melhora o sistema imunológico.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351