A Redação
Goiânia - A edição 2016 do Comida di Buteco vai ser realizado de 15 de abril a 15 de maio em nove Estados e 20 cidades brasileiras. Em Goiânia, 31 estabelecimentos vão disputar o título de melhor boteco da capital goiana. O tema para a criação do tira-gosto é livre. A lista dos estabelecimentos participantes será divulgada no próximo dia 7 de abril.
A novidade deste ano é que, além da escolha do vencedor em cada cidade, o concurso vai eleger o melhor boteco do Brasil, entre todos os campeões municipais.
A proposta do concurso, que está na 17ª edição nacional e 9ª em Goiânia, é de transformar vidas por meio da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações.
Dinâmica do concurso
Cada participante cria um tira-gosto para concorrer. O público e um corpo de jurados têm de visitar os botecos, provar e votar. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados, de 1 a 10, o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%).
O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 20 cidades e também do 1º Campeão Nacional. Em Goiânia, o anúncio dos vencedores será realizado na tradicional Saideira, que vai ocorrer no mês de junho, em data ainda a confirmar.