A Redação
Goiânia – As frutas são responsáveis por transmitir características de diferentes regiões do país e representar uma singularidade que merece ser saboreada. Um bom exemplo é o taperebá, encontrada no Brasil, principalmente na região da Amazônia. A fruta também está presente em outras partes da América do Sul, podendo ser consumida de diferentes maneiras. Em Goiás, é chamada de cajá.
Para o antropólogo Raul Lody, a procura pela fruta pode ser explicada tanto por sua disponibilidade durante quase todo o ano, quanto por seu sabor ácido e ao mesmo tempo adocicado. “O brasileiro tem uma predileção a sabores mais adoçados, e a mistura da acidez a torna ainda mais irresistível, o que justifica também ela ser cada vez mais explorada na gastronomia contemporânea”, explicou.
Na região Nordeste, assim como em Goiás, o taperebá é mais conhecido como cajáe também é consumido por trazer benefícios ao organismo. “Rico em vitamina A e fibras, a fruta pode ser utilizada em diferentes receitas, já que sua polpa é cheia de carne”, disse a nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Nutrição. Usualmente é encontrada na forma de sucos, geleias, sorvetes, batidas e até mesmo como acompanhamento de pratos salgados.
“Para experimentar ou relembrar esse pedaço brasileiro, a geleia pode ser uma boa pedida, pois além de ser fácil de preparar, fica deliciosa”, comenta Raul. Marcia Daskal ainda complementa, dizendo que “é importante procurar maneiras de aguçar o paladar, pois existe uma tendência em sempre procurarmos os mesmos alimentos, o que pode gerar falta de interesse pela própria alimentação”. Por isso, a nutricionista indica experimentar, de vez em quando, diferentes ingredientes e alimentos, para que a alimentação se torne mais divertida.
Confira a receita de Geleia de taperebá:
Ingredientes:
• 400g de polpa de taperebá;
• 1 ½ xícara de açúcar refinado;
• 1 xícara de água;
• 2 colheres de sopa de xarope de milho.
Modo de fazer:
Numa panela, coloque o açúcar no centro e despeje a água ao seu redor. Acrescente o xarope de milho e a polpa de cajá, e em seguida leve ao fogo médio. Deixe reduzir até a metade. Depois disso, a geleia está pronta para ser saboreada.