A Redação
Goiânia - Alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos e defensivos agrícolas, mesclando plantas agricultáveis e árvores nativas. Essa é a proposta do Parque Florata, com área verde que supera 120 mil m², localizado em Santo Antônio de Goiás, na saída para Nova Veneza. Recém-lançado, o local vai produzir alimentos para moradores de um condomínio de chácaras, e também doará frutas, verduras e hortaliças.
As entidades e organizações filantrópicas que desejarem se cadastrar para receber os alimentos deverão entrar em contato pelo e-mail: comercial.urbanismo@biapo.com.br. Depois de colhidos, os alimentos deverão ser retirados no local pelos cadastrados.
Na última semana, a colheita foi destinada ao Abrigo de Idosos São Vicente de Paula, em Goiânia. O local recebeu uma caixa com rúcula, alface, agrião, quiabo, rabanete e berinjela. O projeto, idealizado pela Biapó Urbanismo, está restaurando uma área que foi, por mais de meio século, área de pastagem, antes utilizada para a atividade agropecuária convencional. Lá, além da área da agrofloresta, nascentes também estão sendo recuperadas.
Com a intenção de cuidar do meio ambiente, até então degradado, e de facilitar o processo de reconexão do homem com a Natureza, o Florata ganhou vida. Para isso, o modelo utilizado para a sua implantação foi o do conceito agroecológico, em que foi escolhido o Sistema Agroflorestal.
Existem hoje agroflorestas em todo o mundo, mas aqui no Brasil, uma tem chamado a atenção: a Agricultura Sintrópica, que foi desenvolvida pelo suíço Ernst Götsch no sul da Bahia e replicada aqui em Goiás. E o Condomínio Florata é o primeiro no Brasil que traz este conceito de reflorestar produzindo alimentos agroecológicos para seus moradores.
No Florata, o objetivo é alimentar mais de 300 famílias. Entre as frutas já plantadas estão: banana, mamão, romã, jabuticaba, pitanga, acerola, limão, goiaba, laranja e mexerica. Ainda serão plantadas mangas, abacates.
Nas hortaliças: alface, agrião, alho poró, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, rabanete, couve, coentro, couve-flor, jiló, manjericão, espinafre, pimentão, quiabo, repolho, rúcula, salsa e tomate. De culturas anuais, temos: abóboras, açafrão, batata doce, inhame, mandioca e milho.