A Redação
Goiânia - O Produto Interno Bruto (PIB) da Construção Civil cresceu 3,9% no terceiro trimestre do ano em comparação com o segundo trimestre, apresentando o melhor desempenho da Indústria, segundo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início deste mês. No acumulado de 2021, o PIB da Construção subiu 8,8%, enquanto o nacional apresentou crescimento de 5,7%. Os números demonstram que, assim como aconteceu em 2020, o mercado imobiliário seguiu em alta neste ano, mesmo com a pandemia da Covid-19 ainda presente.
Em Goiânia, um exemplo desse setor que tem se destacado é a Opus Incorporadora, que apresentou crescimento 20% maior em 2021 se comparado com o ano passado, o que a destaca acima da média. “Neste ano tivemos cinco lançamentos, entre comerciais e residenciais, sendo um a mais que em 2020, mostrando a diversificação do nosso portfólio, tanto em tipologia, quanto localização e público-alvo. Esses são alguns dos motivos do recorde de VGV (Valor Geral de Vendas)”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.
Dentre os lançamentos da incorporadora neste ano, o destaque residencial ficou com o Gyro Ricardo Paranhos, no Setor Marista, composto por apartamentos compactos de luxo. Já o empreendimento comercial que se destacou foi o Pateo 136, o office com cara de home e que será erguido no mesmo bairro. “Os investidores do mercado imobiliário estão buscando novos investimentos nesses segmentos, por isso eles se despontaram”, afirma o empresário.
Financiamentos
Dener Justino analisa que o crescimento do mercado imobiliário nestes dois últimos anos foi grande, mesmo com muitas dificuldades pelo caminho. “Tivemos uma inflação alta no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), escassez de recursos, tanto de materiais quanto de mão de obra qualificada e a valorização do preço, bem como o retorno da taxa Selic ao patamar anterior ao da pandemia. Então, não foi nada simples superar tudo isso, mas o setor como um todo se saiu bem, pois houve aumento de 94,5% de financiamentos”.
O empresário se refere aos dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), realizada pela Brain Inteligência Estratégica. No acumulado de 12 meses, entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o montante de financiamentos no país somou cerca de R$ 200 bilhões, uma alta de 94,5% em relação ao período anterior. Somente no terceiro trimestre deste ano, o montante financiado somou R$ 57,64 bilhões, alta de 62,6% em relação a igual período do ano passado.
A Opus incorporadora ocupa sozinha quase 14% do mercado imobiliário goiano e a previsão para o próximo ano é realizar outros cinco lançamentos, entre comerciais e residenciais. “Em 2022 queremos crescer pelo menos 10% a mais que em 2021, trazendo novas tecnologias, aumentando nosso mix de produtos visando atingir os novos públicos que estão surgindo no mercado de alto padrão, no qual somos referência. Além disso, seguir investindo na capacitação de pessoas”, salienta Dener Justino.