A Redação
Goiânia - O momento de comprar um lote como investimento ou para construir exige cautela. É necessário ficar atento a alguns pontos para que aquela que parece ser uma "oferta imperdível" não se torne uma eterna "dor de cabeça". É o que afirma Jhonatan Faria, gerente comercial da da Rizzo Imobiliária. Com o auxílio do profissional, a reportagem do jornal A Redação separou dicas para que você faça um bom negócio.
1) Documentação:
Verifique se o empreendimento está registrado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade. Verifique também as licenças e a aprovação do projeto. Gerente Comercial da Rizzo Imobiliária, Jhonatan Faria aponta que a primeira coisa que o interessado precisa observar, antes de comprar um terreno, é a documentação do lote, observando, por exemplo, se tem Registro de Incorporação (RI). “Muitos vendem terrenos sem a aprovação, ou começam a vender antes de concluir totalmente a aprovação. Então, esse seria o primeiro passo para ficar atento”, explica.
2) Infraestrutura da região:
É importante observar se existe uma concessionária de luz, de abastecimento de água, rede de esgoto e até mesmo se há desenvolvimento do comércio local. De acordo com o gerente comercial da Rizzo, essas questões são importantes para obter lucro na valorização do imóvel.
Segundo ele, existem muitos casos de terrenos similares, mas que um valoriza e o outro não, justamente porque a região primária não tem infraestrutura e não oferece atratividade. A maioria dos empreendimentos atualmente é desenvolvida pensando em opções com parque, ampla arborização, priorizando a qualidade de vida, o que valoriza ainda mais o terreno e uma futura construção. Busque informações sobre a vizinhança, as facilidades de acesso, comércio, conveniências.
3) Compre de empresas idôneas e corretores credenciados:
É importante conferir o histórico e a reputação da empresa responsável pelo lote ou loteamento. Peça informações sobre lançamentos anteriores. Se a empresa for idônea, certamente terá um histórico de clientes já satisfeitos. Compare o valor com os praticados na região. Sempre duvide de preços muito abaixo do mercado ou de promessas que não constam em seu contrato. De acordo com Jhonatan Faria, se a compra for à vista, é preciso solicitar a transferência da propriedade imediatamente, por meio da escritura e registo da mesma.
“Se for a prazo, dê preferência por comprar de grandes empresas, que tenham variados produtos entregues. E sempre compre com o auxílio de um corretor credenciado, verifique se está devidamente inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci)”, explica. Em caso de parcelamento do valor do lote, consulte a taxa de correção anual para avaliar se está de acordo com o que você está disposto a pagar, pois muitas vezes, na hora da venda, a parcela é atrativa para fechar o negócio, porém, posteriormente, chega a um valor que compromete os pagamentos futuros do comprador.
4) Desnível e topografia: