A Redação
Goiânia - A Consciente Construtora entregou, nesta terça-feira (11/2), duas suítes, tipo americana, para acomodar mães e bebês atendidos pelo Centro de Valorização da Mulher (Cevam). O ambiente, com o total de 33 metros quadrados, foi reformado e redecorado.
As mães atendidas geralmente são adolescentes, a maioria sofreu o abuso dentro de seus próprios lares, e se viram sem o amparo e os cuidados que tanto necessitavam. Precocemente, geraram filhos, e sem ter a quem recorrer, encontraram abrigo no Cevam.
"Não imaginava que iria ficar tão bonito”, disse B., de 14 anos, quando entrou no quarto com sua filha de quatro meses no colo.
A reforma durou cerca de dois meses e, durante todo este período, as ocupantes não tiveram contato com o ambiente. “A gente só escutava o barulho e ficava tentando adivinhar como ficaria”, completa D. de 22 anos, que também ficará no quarto com suas duas filhas, uma de seis meses e outra de três anos.
"Dá gosto de olhar e ver que tem gente disposta a nos ajudar", comentou A.L., de 17 anos, outra mãe que ficará no espaço com sua filha de um ano e meio. Durante a reforma do espaço, que aconteceu no início do ano, elas não tiveram contato com o ambiente e aguardavam com ansiedade para ver o resultado final.
Reforma
Os mobiliários já existentes ganharam nova roupagem ao receberem uma nova mão de tinta e somaram-se aos trazidos pela construtora de seus ambientes decorados. As janelas, portas e pisos foram trocados. E as paredes ganharam uma nova vida com o trabalho artesanal realizado pela designer e decoradora da construtora, Jacqueline Adorno, que reaproveitou papéis de parede para compor um alegre patchwork.
“Foi um dos trabalhos mais intensos e gratificantes que já fiz em razão da história destas meninas. Nada vai apagar o sofrimento destas meninas, mas esperamos que esta iniciativa não deixe morrer seus sonhos. Quisemos trazer mais cor e alegria a elas”, declarou ela, que coordenou todo o trabalho.
Presente na apresentação e entrega do novo espaço, o presidente da Consciente, Ilézio Inácio, aproveitou a oportunidade para transmitir uma mensagem de superação às meninas.
Ilézio Inácio, Felipe Inácio e Maria Cecília conferiram a nova suíte
“Encarem esse acolhimento como um momento transitório, como uma oportunidade para saírem de uma situação difícil e se sobressaírem. Desfrutem desse ambiente mas não se limitem ele. Sonhem com a casa de vocês. Nada do que vocês passaram impossibilita um futuro promissor”, aconselhou.
A presidente do Cevam, Maria Cecília Machado do Vale, foi a responsável por receber a comitiva da Consciente Construtora e apresentar a instituição que já acumula 32 anos de acolhimento a crianças e mulheres em situação de risco. Em todas essas décadas já foram assistidas cerca de 32 mil mulheres. Atualmente, a casa acolhe 62 pessoas, sendo 40 adolescentes vítimas de abuso sexual.
A instituição tem como meta o estímulo ao estudo, para isso, conseguiu instalar com ajuda de parceiros uma brinquedoteca, cinema, sala de computação e de estudos. Todo o mantimento da casa é conquistado por meio de doações.
“Assim como vocês, gostaríamos que outros doadores se solidarizassem com a nossa causa e nos ajudassem pois somos o único abrigo de mulheres e de adolescentes em situação do Centro-Oeste”, declarou Maria Cecília.
#GivenTuesday
Engajada com a responsabilidade social, a reforma das suítes foi uma devolutiva da Consciente Construtora ao Given Tuesday, um movimento social criado nos Estados Unidos que já se espalhou por mais de 40 países.
O movimento encoraja os participantes a doarem seu tempo, talentos e recursos a quem precisa em uma terça-feira do ano - nos mesmos moldes da Black Friday e da Ciber Monday. A propagação das ações do bem é feita pela redes sociais para para estimular a formação de uma corrente de generosidade entre amigos, colegas e familiares.