Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Motor

A bateria do carro deve ser revisada regularmente para evitar imprevistos

Confira as dicas | 18.03.21 - 14:20 A bateria do carro deve ser revisada regularmente para evitar imprevistos (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
 Não é só no período de férias que você deve tomar providencias com o seu carro. E não importa se é um carro automático barato ou um carro 0 km de luxo, porque todo veículo possui uma bateria, e ela deve ser revisada periodicamente, para evitar imprevistos não só na estrada, numa viagem de férias, mas também nas ruas da sua cidade, no dia a dia.

As baterias dos carros atuais não são iguais às antigas: hoje em dia é possível carregar as baterias dos smartphones no carro, bem como qualquer outro dispositivo. Além disso, a maioria dos carros possuem a tecnologia Start – Stop, que desliga o motor quando o carro para durante um determinado tempo e volta a ligar o motor quando o motorista deixa de pisar o pedal do freio, poupando combustível. 
 
Sendo o seu veículo um carro automatico barato ou de luxo, é bom que possua uma excelente bateria que possa cobrir todas as necessidades dos equipamentos e acessórios que o carro possui e que você usa durante qualquer tipo de viagem. Isso irá lhe garantir viagens tranquilas, sem surpresas desagradáveis.
 
Porém, para que isso aconteça, é fundamental que você mantenha a bateria do seu carro em ótimo estado!
 
Testar a bateria
Isso é muito importante. Se você acha que a bateria está perfeita só porque o carro funciona muito bem, porque o motor liga e as luzes acendem, é recomendável ficar atento e fazer testes com a bateria regularmente.
 
Na atualidade, existem óleos especiais, motores com redução de engrenagens, injeção direta de combustível... enfim, todos esses elementos permitem que seja mais fácil ligar o motor de um carro. 
 
Porém, é necessário ficar de olhos bem abertos e solicitar ao seu mecânico de confiança que faça um teste com a bateria do seu carro, fundamentalmente se você costuma carregar as baterias do seu smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo regularmente no veículo. Se não fizer isso com regularidade, você corre o risco de ser surpreendido no meio do trânsito indo para o trabalho, ou no meio da estrada viajando de férias, com o seu carro parado, precisando de um reboque.
 
Como é formada uma bateria
A bateria consta de várias placas finas que proporcionam a capacidade de arranque em frio, fato que permite dar a partida no motor do veículo, e placas mais grossas que oferecem capacidade de reserva, fato que alimenta os acessórios e equipamentos como computadores, que continuam ligados mesmo com o veículo desligado. 
 
Um carro precisa dessas duas combinações trabalhando perfeitamente para que todos os sistemas do veículo funcionem de maneira correta. Mas você sabia que existem diversos tipos de baterias e que você precisa saber qual é a melhor para o seu veículo, não esquecendo que deve dar conta de todos os dispositivos eletrônicos que há no seu carro?
 
Que tipos de baterias existem?
Basicamente há duas baterias dominantes no mercado automotivo: a) aquela que tem ligas de chumbo e aditivos de carbono, que oferecem mais resistência às vibrações e alto rendimento elétrico quando tem condições severas de uso e b) AGM, em inglês “absorbed glass mat”, ou seja, esteira de vidro absorvida.
 
Se o carro possui a tecnologia Start – Stop, o motor para ao pisar no freio, mas muitas coisas continuam funcionando com a energia da bateria. Que coisas? O motor do ventilador do ar condicionado, por exemplo, bem como o sistema de navegação e as luzes. Ao tirar o pé do freio, o motor dá a partida e o carro pode andar por outros 15 metros, frear novamente e recomeçar o ciclo novamente. 
 
Os carros que possuem a tecnologia Start – Stop precisam de uma bateria AGM, que permitem dar a partida do motor com um estado de carga baixo e podem recarregar rapidamente. Tendo a outra bateria, estaria exigindo um esforço enorme, mais potência para recarregar e então, a bateria não teria o tempo suficiente para isso e nunca ficará completamente recarregada. Sem dúvida, isso vai diminuir a sua vida útil!
 
Por isso, nada melhor do que um bom mecânico de confiança que possa verificar o estado da bateria e se é realmente a correta para o seu veículo. Sendo assim, uma revisão periódica será suficiente para que você possa andar com o seu carro sem surpresas desagradáveis.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351