Lis Lemos
Chega às concessionárias de Goiânia o novo Citroën C3 Picasso, desenvolvido no Brasil e que contou com a supervisão de Jean-Pierre Ploué, diretor mundial de estilo do Grupo PSA. O modelo tem preço a partir de R$ 47.990 mil.
Oferecido em três versões, o novo C3 Picasso apresenta carroceria verticalizada com amplo espaço interno. Isso é possível graças ao alongamento dos entre-eixos. A traseira do veículo é a grande aposta da Citroen, que investiu em uma forma assimétrica na expectativa de lançar uma nova tendência para a categoria dos monovolumes.
"Deslocamos o porta-placa para o lado direito, criando uma traseira totalmente assimétrica. Somente um modelo com sobrenome Picasso permitiria isso”, explica Thierry Hospitel, diretor de estilo da América Latina.
Para o motorista, um atrativo extra é a posição elevada de dirigir, que proporciona melhor visibilidade e mais sensação de segurança. No espaço longitudinal, ele pode comparar-se a vários monovolumes da categoria superior. O porta-malas, de 403 litros em posição normal e 1500 litros com os bancos rebatidos, oferece um bom espaço para a bagagem da família.
O painel segue as últimas tendências mundiais e apresenta um quadro de instrumentos analógico, totalmente voltado para o motorista, como os modelos DS3 e DS4. O volante oferece regulagens de altura e profundidade.
A cor escura dos tecidos e forrações internas foi exigência do mercado brasileiro, que dá preferência aos tons mais sóbrios e discretos. Na versão top Exclusive, é utilizado o couro com malha 3D, que dá uma sensação de modernidade.
Os passageiros do Citroën C3 Picasso desfrutam de itens como espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB). Entre os itens de conforto, destacam-se mesas tipo “avião” para os bancos traseiros.
Motor
O motor 1.6 16V Flex com quatro cilindros oferece excelente desempenho: 113 cv de potência a 5.800 rpm com álcool e 110 cv a 5.800 rpm com gasolina. Uma das maiores virtudes do motor é o torque, 155 Nm a 4.500 rpm com álcool e 142 Nm a 4.000 rpm com gasolina, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro. No C3 Picasso, o motor recebeu calibragem específica, adaptado aos novos parâmetros do veículo.
A Citroën oferece ao comprador do C3 Picasso duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial. A caixa de câmbio manual com cinco velocidades à frente (MA5R) oferece escalonamento totalmente adaptado à realidade brasileira. Para isso, foi desenvolvida para privilegiar acelerações e retomadas de velocidade.
Tecnologia
O Citroën C3 Picasso oferece uma série de tecnologias inéditas em relação a seus concorrentes, seguindo o conceito “Créative Technologie” da Citroën, como para brisa panorâmico em três partes que permite visibilidade periférica reduzindo a obstrução na visão binocular; sistema de Rádio Navegador/MyWay integrado ao painel de bordo com mais de 1.300 cidades mapeadas e cerca de 1 milhão de pontos de interesse (POI). Esse equipamento possui uma tela colorida de 7 polegadas.
O Rádio CD Player MP3 oferece leitura de arquivos WMA, um kit viva voz Bluetooth®, uma entrada USB mais iPod.
Segurança
A preocupação com segurança de todos os ocupantes é um diferencial do novo C3 Picasso que oferece airbags de tórax laterais dianteiros, faróis de neblina, sistema ABS de frenagem com EBD, sistema de iluminação de acompanhamento (Follow Me), que permite manter os faróis dianteiros acesos por alguns segundos após desligar a ignição, vidro dianteiro para condutor com dispositivo “um toque” e antiesmagamento, entre outros.
O C3 Picasso chega ao mercado com sete opções de cores de carroceria: Blanc Banquise (branca), Gris Aluminium (prata), Rouge (vermelha), Perla Nera (preta), Gris Cendré (champanhe), Grafito (grafite) e a inédita Bleu Bourrasque (azul).
O Citroën C3 Picasso possui 3 anos de garantia contratual e 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa. O Plano de Revisão Recomendada, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10 mil quilômetros, garante aos proprietários do Citroën C3 Picasso a possibilidade do parcelamento dos custos em três pagamentos mensais.
Preocupação ambiental
A Citroën tem investido em tecnologia verde para a fabricação de seus veículos. Na estrutura do novo C3 Picasso foram usados 20 kg de materiais verdes por meio de soluções de engenharia existentes e disponíveis. Entre os materiais a indústria utiliza TNT aparente, PET reciclado de garrafa de refrigerante, em partes de peças como o acabamento externo do teto e os revestimentos das laterais do porta-malas. As fibras naturais como juta e sisal estão presentes em partes de peças como tampão traseiro e revestimentos laterais do porta-malas.