Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
São Paulo – Um dos segmentos de carros que mais têm chamado a atenção dos visitantes do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é segmento “conceito”. Eles são alvo de muitos clicks das câmeras fotográficas e fazem parte do imaginário do consumidor. A exposição fica aberta até o próximo dia 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
O conceito iiMO, da Toyota, chama a atenção dos visitantes do Salão por ser um tablet sobre rodas, com projeção de imagens em seus vidros laterais. O impacto visual no estande corresponde à expectativa da montadora, que idealizou um carro que promovesse a integração homem/máquina.
O G-70 da Suzuki, modelo ainda fora da esteira da fábrica, é um sonho alto, porém factível da montadora. O engenheiro de Planejamento do fabricante, Felipe Tejada, não esconde o entusiasmo com a receptividade do público em relação ao carro, que já passou pelos Salões da Rússia e Genebra. “A Suzuki prova, com o G-70, a expertise em desenvolver um modelo, que emprega motor movido à combustão, mas que corresponde à necessidade de se criar protótipos sustentáveis”. Segundo ele, o consumo de combustível é de 32 km/litro versus a emissão de 70 gramas de CO2 emitidas por quilômetro rodado. Padrão, conforme o técnico, só possível nos modelos híbridos, que demandam alto investimento.
Um crossover esportivo e inovador. Em destaque no estande da Renault , o Captur é o atual xodó da montadora pelo inusitado do seu design, desenvolvido na França: não tem ângulos e nem linhas retas, com estrutura de carbono no teto que permite, transformar o modelo de coupé em conversível, numa tentativa, de acordo com os técnicos da Renault, de conjugar o verbo ‘metamorfosear’. Ainda nesse contexto, migra do conceito de veículo urbano em um completo fora-de-estrada.
O Survolt, da Citröen, é o esboço do futuro com tecnologia sustentável. Dois motores elétricos são a forma do fabricante comprovar que ousadia pode ser combinada à preocupação com o meio ambiente. Inserido na categoria dos super esportivos, o Survolt tem motor de alta potência e parte de 0 a 100 quilômetros por hora em 5 segundos. O carro conceito da Citröen ainda não é produzido em série, apenas alguns exemplares rodam no circuito dos autódromos, mas sua concepção já inspirou a fabricação do esportivo de linha da montadora, o DS3.
Fonte de inspiração para outros modelos da montadora, classes A, B e C, o carro conceito da Mercedes-Benz – o CSC (Concept Style Coupé) dá um show no estande da marca no Salão. Associado ao formato tecnológico do fabricante, o Blue Efficiency, implantado para assegurar padrão de sustentabilidade no desenvolvimento dos veículos, o protótipo da Mercedes-Benz que chama a atenção no evento é um novo desafio. Desafio, segundo os técnicos da empresa, porque une o esforço em conceber design arrojado à redução no peso do carro, economia de combustível e menor emissão de poluentes. A notícia que aproxima ainda mais o protótipo da realidade das ruas é o lançamento Classe B, que marca o ingresso da montadora no segmento de compactos.