Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Volta do IPI é o principal fator | 25.12.13 - 11:07
São Paulo - A volta do IPI, ainda que gradual e esperada, pega a indústria automobilística numa fase de queda de vendas, cenário que não se via há uma década.
O último ano em que o setor teve retração em relação ao anterior foi em 2003. Desde 2007, as vendas batiam sucessivos recordes. As fabricantes iniciaram 2013 prevendo mais um deles, mas foram atropeladas pelo esgotamento da capacidade de compra do consumidor, pela alta dos juros e dificuldade no crédito.
Até a falta de mobilidade nas grandes cidades inibiu alguns potenciais compradores. A associação de revendedores calcula em 1,6% a 1,7% a queda em 2013 ante o ano passado, quando foram vendidos 3,6 milhões de automóveis e comerciais leves.
Até novembro, a queda acumulada era de 1,4% e os números preliminares de dezembro não indicam reação suficiente nem mesmo para um empate. As apostas para 2014 são, por enquanto, de estabilidade, mas há quem projete dias difíceis.
Novas fábricas entram em operação em 2014, entra elas a da Nissan, no Rio, e a da Chery, em São Paulo. A consultoria PwC calcula excedente de até 1,6 milhão de veículos nas montadoras brasileiras em 2015.