A Redação
Goiânia - Referência mundial quando o assunto é soluções de transporte sustentável, a Scania fará um aporte de R$ 2,6 bilhões em suas operações no mercado brasileiro. O programa de investimento da fabricante sueca teve início no ano passado e vai até 2020, com recursos que serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque industrial de São Bernardo do Campo, bem como à rede de concessionárias.
Os investimentos programados asseguram a continuidade da evolução tecnológica da unidade brasileira, e a Scania reforça a estratégia de manter o Brasil como um espelho da Suécia. “Continuamos investindo no que há de melhor em tecnologia do setor automotivo, e isso reforça o compromisso com o País e com um sistema de transporte sustentável”, ressalta Rogério. “Não podemos apenas olhar a situação de hoje ou do próximo ano, pois quando falamos de investimentos temos de olhar para 10 ou 20 anos à frente.”
Segundo Rogério, a decisão de fincar no Brasil a primeira fábrica fora da Suécia provou-se acertada. “Hoje estamos presentes de norte a sul, leste a oeste – nas estradas e vias das cidades do País. São seis décadas de atividades marcadas pelo pioneirismo, responsabilidade social e ambiental, respeito às leis, aos seus clientes e colaboradores”, diz.
Apoiada pelo sistema de produção global introduzido na década de 90, a fábrica no ABC Paulista se transformou em uma plataforma de exportação. “É a partir dela que abastecemos hoje cerca de 30 mercados da América Latina, do Oriente Médio, da África e da Ásia”, explica Rogério. “Direcionar o volume para outros países foi uma das estratégias que usamos para atravessar o período de crise na economia. Um exemplo disso é que preparamos nossa linha de produção para fabricar o motor Euro 6.”
Ainda com o foco em ter em São Bernardo do Campo o padrão de excelência global, recentemente, a Scania inaugurou o laboratório responsável por desenvolver, testar e certificar motores. A nova área de pesquisa, que demandou investimento de R$ 40 milhões, é a primeira da empresa fora da Suécia. No ano anterior, em 2015, também anunciou uma nova fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão, mais eficiente e automatizada, capaz de entregar até 140 cores diferentes aos clientes da marca, que teve um aporte de R$ 96 milhões.