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Chocolate ficou de 7% a 12% mais caro | 21.03.12 - 11:11
Ovos de páscoa expostos em supermercado da Capital (Foto: André Saddi) Larissa Lessa
A pouco mais de duas semanas para a Páscoa, os supermercados apostam na preferência do consumidor pelo chocolate para alavancar as vendas. O problema são os preços dos ovos: de acordo com estimativa da Associação Goiana dos Supermercados (Agos), os supermercadistas devem vender o produto de 7% a 12% mais caro do que no ano passado, resultado do aumento repassado pelos fabricantes de ovos.
Com o reajuste de preços, a entidade foi mais conservadora ao estimar o aumento de vendas de ovos para esse ano, que ficou em 10%, contra estimativa nacional de 11,1% feita em levantamento da Associação Brasileira de Supermercados. O índice também está aquém do crescimento de vendas de ovos de chocolate registrado em Goiás em 2011, que ficou entre 12% e 13%.
De acordo com o presidente da Agos, Antônio Henrique Rodrigues Xavier, a Páscoa puxa as vendas do mês de Abril, tornando-o o quarto com maior registro de vendas nos supermercados, perdendo para os meses de dezembro (Natal), maio (Dia das Mães) e setembro. Para conquistar o cliente, os supermercadistas apostaram na decoração personalizada e o aumento de estoque das novidades do ano produzidas pela indústria.
A expectativa é que o movimento aumente para valer na semana anterior ao domingo de Páscoa, que neste ano será comemorado em 8 de abril. Para quem não se sentir atraído pelos preços mais salgados dos ovos de chocolate, a sugestão é esperar o fim do feriado. Já na segunda-feira os comerciantes realizam liquidações com o apoio das indústrias para zerar os estoques.
Supermercados
Além dos ovos de páscoa, cuja encomenda cresceu 9,4%, os supermercados também aumentaram as encomendas aos fornecedores de bacalhau (11,3%), refrigerantes (10,4%), azeites (8,8%), peixes (8%), cervejas (6%), chocolates (5,2%) e vinhos nacionais e importados (2,2%). Os dados são da pesquisa feita pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O presidente da Agos explica que os peixes, principalmente, também puxam as vendas nos supermercados no período que antecede a Páscoa. “Com a Quaresma, a queda das vendas de carne é compensada pelo aumento do consumo de peixe”, afirma Antônio Henrique.