Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Relações comerciais

Seminário promove intercâmbio entre empresas goianas e mercado europeu

Evento foi realizado pela Fieg | 26.06.18 - 11:15
 
Mônica Parreira
 
Goiânia –
A ampliação das relações comerciais entre Goiás e o mercado europeu norteou um seminário realizado na manhã desta terça-feira (26/6), na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Com tema “Perspectivas Econômicas e Oportunidades de Negócios entre a União Europeia e Goiás”, o evento reuniu, além de empresários goianos, 10 embaixadas que se mostraram interessadas nas potencialidades do Estado.
 
Presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira disse que o seminário representa uma oportunidade aos empresários goianos que desejam entrar para o mercado europeu, que hoje conta com cerca de 500 milhões de consumidores. “Temos tudo para oferecer a eles: carne, grãos e alimentos em geral. Para se tornar exportadora, a empresa tem de ter certificado de qualidade e obedecer a uma série de normas. E a Fieg procura dar esse apoio”, comentou.
 
O seminário foi organizado pela Fieg, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Delegação da União Europeia no Brasil. Ainda segundo Pedro Alves, Goiás foi escolhido para sediar o evento pela sua relevância econômica. Considerando exportações para União Europeia entre janeiro e maio deste ano, dados da Fieg mostram que o saldo da balança comercial goiana supera a marca de US$ 220 milhões. Percentualmente falando, o saldo positivo é quase duas vezes maior que o índice nacional.
 
Representando o governador José Eliton, o secretário de Governo João Furtado ressaltou a importância de promover encontros como este. “Considerando que nossa economia trabalha diuturnamente para sair da crise, nos anima receber representantes da comunidade europeia e de países amigos, fazendo missão de prospecção”.
 
João Furtado também comentou que Goiás tem conseguido dar continuidade a um padrão de relacionamento internacional que começou ainda na gestão do então governador Marconi Perillo.

“Visitamos os principais aliados comerciais do Brasil e de Goiás. E hoje, receber esse grupo de embaixadores e representantes comerciais, é para nós uma alegria e uma oportunidade ímpar de vender Goiás, nossos produtos e ampliar nossa exportação”.
 
Presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior, Emílio Bittar levantou informações técnicas sobre a realidade goiana diante da comunidade europeia. De acordo com ele, “Goiás mais importa do que exporta, e os principais produtos são soja, minério, carne e couro”. Não à toa, a Europa é o principal importador do que é produzido em Goiás, seguido da China. “Quanto mais conseguirmos exportar, mais vamos trazer riqueza, renda e geração de empregos para Goiás”, destacou.
 
Chefe da Seção de Assuntos Comerciais da delegação da União Europeia no Brasil, Nicola Ardito se mostrou impressionado com o potencial goiano de empreendedorismo. Desde segunda-feira (25) a comitiva visitou algumas empresas pelo interior, inclusive Anápolis. “Goiás é forte na agricultura, mas está desenvolvendo muito em outras áreas. O que nós podemos exportar mais, considerando o desenvolvimento de Goiás, é, sobretudo, em minha opinião, o maquinário e a tecnologia”, destacou o visitante.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351