Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em setembro

Tecnologia para tornar agricultura irrigada mais sustentável chega ao Brasil

Novidade foi apresentada em Goiás | 17.07.19 - 11:32 Tecnologia para tornar agricultura irrigada mais sustentável chega ao Brasil (Foto: Cristiano Borges )
 
A Redação
 
Goiânia - O produtor brasileiro contará, a partir de setembro, com uma tecnologia para tornar a agricultura irrigada mais sustentável. Trata-se do FieldNET Advisor, um software que informa a quantidade de água a necessária para irrigar uma cultura a partir de dados e inteligência artificial. 
 
A novidade foi anunciada em Goiás na última semana durante visita do CEO mundial da fabricante Lindsay, Tim Hassinger. "Essa inteligência artificial ajuda o produtor a controlar a quantidade de água a ser dispensada para irrigar uma cultura, fazendo assim o uso racional desse recurso”, explicou o CEO da Lindsay, empresa americana que possui operações em mais de 90 países.  
 
O Brasil está entre os 10 países mais irrigados e é o segundo maior mercado da Lindsay, ficando atrás somente dos Estados Unidos, onde a tecnologia foi implantada pioneiramente de forma experimental há dois anos e obteve uma economia de 17% de água, além da redução de energia, mais o ganho de 3% de produtividade. “É mais confiança e assertividade para os produtores”, disse o executivo e informou que a empresa assumiu o compromisso público de economizar 2,6 trilhões de litros de água no mundo até 2022 com essa nova tecnologia.  “Essa missão é nossa”. 
 
Hassinger veio acompanhado a Goiânia do presidente nacional da Lindsay, Eduardo Navarro. Ele explicou que a visita teve o objetivo de criar uma maior aproximação com seu novo parceiro no País, a Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, que possui 30 anos de história na agricultura irrigada brasileira e que representa a marca em Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia.
 
"Para nós, é importante unir o que há de mais moderno e qualidade em equipamento e tecnologia para irrigação no Brasil, com uma empresa que tem tradição nessa atividade, conhece as especialidades regionais e que possui esse reconhecimento do produtor", salientou Navarro. 
 
Já para o anfitrião, o diretor da Pivot, Cauê Campos, a parceria com a Lindsay ajudará os produtores rurais a conectar informações e adquirir mais precisão na irrigação otimizando a produtividade e decisões de modo sustentável. “Cremos que isso deixará Goiás e o Brasil ainda mais fortes na agricultura e na irrigação, já que é tido como o segundo estado brasileiro em número de pivôs”.
 
Na prática
Com o sistema Advisor,  será possível visualizar as informações mais relevantes, tais como  pesquisas, previsão de clima e dados de solo, características da cultura, e assim saber pontualmente como está o esgotamento de água do solo, qual recomendação da próxima data da irrigação e qual a lâmina poderá ser utilizada para evitar o desgaste hídrico da lavoura. 
 
“Bastará ao produtor definir o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque de botão em um tablet, computador ou smartphone”, acrescenta  Eduardo Navarro. O Advisor se integrará a uma outra tecnologia oferecida pela Lindsay aos irrigantes: o sistema FieldNET, que permite o controle remoto de seus pivôs. 
 
O produtor rural  Alaor Ávila  já controla à distância o pivô de suas lavouras. Elas estão  em Indiara, no Sudoeste goiano; ele, em Goiânia. "Graças a esse recurso, minha presença no campo foi minimizada e fico mais no escritório gerenciando os cinco pivôs”, conta. 
 
Adepto aos pivôs de irrigação há quatro anos, ele conta que só plantava soja e produzia 45/50 sacas/ha. “Atualmente, além da safra de verão irrigada, essa produtividade pulou para 90 sacas/ha,  e tive a oportunidade de inserir o tomate colhendo 100 toneladas/ha”, contabiliza o produtor. Para ele, a nova tecnologia Advisor chegará para agregar ainda mais eficiência e sustentabilidade ao campo.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351