A Redação
Goiânia – A Enel Distribuição Goiás vai inaugurar nesta sexta-feira (4/10) o maior estacionamento solar do Brasil. A usina solar fotovoltaica ficará instalada na UniEvangélica, em Anápolis. Segundo a empresa, a usina vai contar com 2,9 mil placas solares em uma área de 5.630m². No projeto de eficiência energética feito para a universidade também foram substituídas 10.627 lâmpadas por outras mais econômicas. Segundo a Enel, desse modo, todo o sistema proporcionará uma economia de energia de 2.424,70 MWh/ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 1.350 clientes residenciais com consumo médio mensal de 150 KWh durante um ano.
A distribuidora investiu cerca de R$ 6,6 milhões na usina solar. Segundo o responsável por eficiência energética da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria, o sistema será monitorado remotamente pela empresa. “Quando o consumo de energia na universidade for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a Enel Distribuição Goiás, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta do cliente”, explicou.
Neste ano, a Enel Distribuição Goiás entregou outros seis projetos de eficiência energética no Estado: Universidade Federal de Goiás (UFG), Santa Casa, Pontifícia Universidade Católica e Sesc Cidadania, em Goiânia; IF Goiano - Rio Verde e Sanatório Espírita de Anápolis.
Por meio do programa Enel Compartilha Eficiência, a distribuidora investiu aproximadamente R$ 21,3 milhões nas iniciativas, que têm como foco a promoção do uso eficiente e racional da energia elétrica com a instalação de iluminação LED, usinas fotovoltaicas e aquecimento solar de água. No total, os projetos proporcionarão uma economia de mais de 8,6 mil MWh/ano, suficiente para abastecer aproximadamente 4,6 mil clientes residenciais com consumo médio mensal de 150 KWh durante um ano.
Os projetos foram selecionados no ano passado, por meio de chamada pública, conforme requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os programas devem ter foco em ações que envolvam consumo consciente de energia, eficiência energética nas instalações elétricas e atividades educacionais.