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Pandemia

Gestão de crise requer liderança efetiva e afetiva, diz Márcio Fernandes

Sistema OCB/SESCOOP-GO abordou tema em live | 16.04.20 - 12:29 Gestão de crise requer liderança efetiva e afetiva, diz Márcio Fernandes (Foto: divulgação)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia – A pandemia do novo coronavírus, e os efeitos que está provocando na vida das pessoas, pede reflexão e mudança de hábitos. No ambiente de trabalho, essa crise só pode ser superada a partir de uma liderança que seja efetiva e afetiva. A opinião é do executivo Márcio Fernandes, que ministrou uma palestra on-line nesta quinta-feira (16/4) a convite do Sistema OCB/SESCOOP-GO. Na oportunidade, reforçou a importância de empresários aproveitarem o momento para criar estratégias de adaptação ao que chamou de “novo normal”. 
 
Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira foi o mediador do evento on-line. Na abertura, ele anunciou que toda semana será realizado um debate virtual sobre assuntos que sejam relevantes para cooperados neste momento de enfrentamento à covid-19. “Ontem tivemos a respeito da Medida Provisória 897. Recomendo que, quem não viu, acesse essa palestra”, disse, anunciando a criação de uma videoteca com todo conteúdo no Canal Goiás Cooperativo do YouTube, clique e confira
 
Liderança e gestão de crise
Durante a palestra, Márcio Fernandes, que já foi considerado duas vezes o líder mais admirado do Brasil pela revista Você S/A, explicou que uma crise pode ser dividida em três fases e apresentou estatísticas do Brasil em face da pandemia. A primeira fase engloba o impacto inicial, onde devem ser tomadas medidas de contenção, controle e ajuste. “A maioria das empresas já o fizeram, mas dizem que 15% ainda estão nela”, disse. 
 
Na segunda fase, que envolve a estabilização, o executivo calculou que cerca de 70% das empresas estão vivendo atualmente. Já a terceira reúne uma camada de 15% de empresas “que já conseguiram superar as etapas anteriores e começam a escrever novos momentos, novos processos, novas formas de gerir”, salientou. Nessa última, apontada como a mais importante, ele disse que é preciso inovar e unir esforços em torno de soluções, “permitindo a participação plena e fazendo com que as pessoas queiram se conectar”. 
 
Segundo Márcio, no mandarim a palavra “crise” significa oportunidade, renovação. Isso pode ser um convite para analisar que as coisas vão mudar, e que surge então uma “oportunidade de criar novas culturas organizacionais”. Em outro momento da live, citou que até pouco tempo o home office era tido como uma possibilidade distante mas que, em virtude do isolamento social na tentativa de conter o coronavírus, tornou-se uma prática comum – o que reforça o surgimento do novo. 
 
Comunicação
Outro ponto abordado como indispensável para sobreviver a uma crise é a comunicação. Na live, os debatedores a apontaram como a ferramenta essencial para alcançar não só os agentes externos, como o organismo interno, que inclui os colaboradores da empresa ou cooperativa. Márcio citou o senso comum que todos estão adotando, que é falar sobre o coronavírus. Mas questionou: será que estão preparados para comunicar sobre ou com alguém que seja acometido pela doença?
 
No debate, Luís Alberto opinou que duas áreas têm ganhado destaque em meio ao gerenciamento da crise da covid-19: a comunicação e a tecnologia. “A gente precisa saber se comunicar muito bem e precisa dessa tecnologia para fazê-la chegar”, pontuou. E Márcio complementou tal ponto de vista, garantindo que a “comunicação deve ser clara, para que o interlocutor entenda, bilateral, transparente e imparcial”. 
 
Também participante da live, o engenheiro e presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, Argemiro Mendonça, fez uma reflexão sobre a relevância do saber se comunicar. “Alguns anos atrás, participando do seminário de um veículo de comunicação digital pioneiro, o A Redação, ouvi a frase que ‘comunicação não é o que a gente diz, mas o que o outro entende’. Por isso, precisamos entender com quem estamos nos comunicando”.
 
A live também teve a participação do superintendente do Sescoop, Jubrair Gomes; e do diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar. No final do evento, foram sorteados entre quem acompanhou a transmissão dois exemplares do livro "Filosofia de Gestão - Cultura e Estratégia com Pessoas", de Márcio Fernandes. Confira a íntegra da live:
 

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