Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Transferência de embriões

Projeto de melhoramento genético de gado chega a Goiás

Parceria será firmada nesta quarta (30) | 30.05.12 - 12:21 Projeto de melhoramento genético de gado chega a Goiás Seagro assina termo de parceria às 18 horas desta quarta-feira (30/5) (Foto: André Saddi)

Catherine Moraes

Um projeto de melhoramento genético de gado chega a Goiás com o intuito de aumentar a produção de carne bovina e de leite. A ideia é estimular e disseminar a utilização da transferência de embriões como técnica. A parceria será firmada nesta quarta-feira (30/5) entre o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, o chefe da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Machado e o presidente da Emater, Luiz Humberto Guimarães. A solenidade está programada para às 18 horas no estande da Seagro no Parque de Exposições Agropecuário Pedro Ludovico, em Goiânia. 

A cooperação vai possibilitar a produção de embriões de gado girolando no laboratório de reprodução animal situado na Embrapa Arroz e Feijão. No local será instalado o Centro de Multiplicação Genética de Bovinos em Goiás. Exemplificando a ação pode-se dizer que, em condições normais, uma vaca que tem vida útil de oito anos pode gerar oito crias durante sua idade reprodutiva. Com a nova técnica, esse número pode aumentar para 412 embriões durante toda a vida do animal. 

O primeiro projeto, piloto, será implantado em Quirinópolis e os resultados da novidade devem ser apresentados até o mês de novembro. A estimativa da secretaria é que até o início de 2013, o projeto se estenda a outros municípios do Estado. No primeiro momento serão disponibilizados cinco mil embriões que devem ser distribuídos em 250 propriedades rurais. 

Com informações do Goiás Agora

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351