Yuri Lopes
Goiânia - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, durante reunião ministerial do dia 22 de abril, que o plano do governo para enfrentar os efeitos da pandemia de covid-19 é usar dinheiro público para salvar grandes empresas e ainda ganhar dinheiro com isso.
“Não vai ter molezinha para empresa aérea, nada disso. É dinheiro que nós vamos botar usando a melhor tecnologia financeira lá de fora. Nós vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos para salvar grandes companhias. Agora, nós vamos perder dinheiro salvando empresas pequenininhas", declarou Guedes.
Contradição
Já na última terça-feira (19/5), Paulo Guedes disse que o governo federal deverá comprar participações nas empresas aéreas brasileiras como forma de ajudar as companhias no enfrentamento da crise do setor.
"Nós vamos comprar debêntures conversíveis. É dinheiro público, então é um dinheiro que tem potencial de ganho. É o correto a fazer. Vamos botar o dinheiro lá e vamos comprar um pedaço da empresa. E lá na frente, quando a empresa tiver recuperada e começar a voar de novo, a gente vende isso e ganhamos dinheiro para preservar as companhias brasileiras", afirmou Guedes, em reunião com empresários.
A ajuda do governo às companhias deverá ser de R$6 bilhões, segundo apuração do jornal O Globo. O “socorro” será dividido entre Latam, Gol e Azul.