A Redação
Goiânia - Diante do cenário incerto em razão da pandemia, o Itaú Unibanco tem apresentado soluções para auxiliar seus clientes pessoa física e pequenas e médias empresas a enfrentarem os impactos econômicos da crise. O principal movimento foi a criação do Programa Travessia, que permitiu o alongamento de prazos dos contratos de empréstimos em até 6 anos na PF e até 5 anos para PMEs, com carências de até 120 dias para pessoas físicas e até 180 dias no caso de pequenas e médias empresas. Cerca de 2 milhões de pessoas e empresas foram beneficiadas.
Com taxas de juros limitadas às dos contratos originais, os alongamentos permitiram em muitos casos a redução do valor das parcelas mensais. O pacote de benefícios conta ainda com mais crédito disponível e com flexibilização de garantias para milhões de pessoas e pequenas e médias empresas. Desde abril, a iniciativa soma volumes de R$ 43 bilhões em alongamentos de dívidas e R$ 10,2 bilhões em novos créditos. Em Goiás, as empresas tiveram adesão 15% superior à média nacional.
"Antes do início da pandemia, já trabalhávamos em uma grande revisão estratégica do negócio de varejo do Itaú Unibanco, mas foi preciso redirecionar nossos esforços para enfrentar a crise ao lado dos clientes. Definimos então três pilares essenciais para esse momento: cuidar das pessoas, preservar o funcionamento da estrutura de atendimento do banco e apoiar os nossos clientes. Dentro do terceiro pilar, além de participar da oferta de todos os planos emergenciais do governo, colocamos como nosso objetivo central a criação de um plano estruturante e que permitisse aos clientes atravessarem esse período adverso de forma sustentável. E assim nasceu o Programa Travessia, iniciativa inédita no setor financeiro brasileiro", afirma André Rodrigues, diretor executivo do Banco de Varejo do Itaú Unibanco.
Em pouco menos de dois meses, o programa beneficiou cerca de 1,8 milhão de pessoas físicas, sendo R? 30,5 bilhões em alongamento de dívidas e R? 5,6 bilhões em novos créditos. No caso das pequenas e médias empresas, foram mais de 158 mil beneficiadas, em um volume de R? 12,5 bilhões de alongamentos e R? 4,6 bilhões em dinheiro novo.
"Num cenário de contingência nas agências físicas, colocamos mais de 50 mil colaboradores do banco trabalhando a partir das suas casas ("home office"), inclusive nas áreas de atendimento e agências digitais. Ainda assim, foi possível - com muito trabalho e dedicação de todos os times - criar um pacote de soluções customizado para cada cliente, mantendo todo o suporte necessário para que eles tivessem a mesma qualidade no atendimento, se sentissem amparados e pudessem contar com o apoio para tomarem as melhores decisões financeiras neste momento de dificuldade", complementa Rodrigues
Alguns dos principais destaques comportamentais dos clientes beneficiados em Goiás:
- Ocupação: Em Goiás, os pensionistas do INSS e funcionários públicos se destacaram entre as ocupações que mais buscaram suporte, com percentuais de adesão 13% e 11% acima das médias nacionais em suas categorias, respectivamente.
- Renda: A penetração dos pacotes foi equilibrada entre as diferentes classes sociais do estado, com destaque para o público com renda entre cinco e dez salários mínimos, que teve adesão 10% superior à média nacional nesta mesma faixa de renda. Logo na sequência, estão pessoas com renda entre três e cinco salários mínimos (7% superior à média nacional deste perfil) e entre um e dois salários mínimos (5% acima).
- Faixa etária: Os principais destaques ficam para a faixa de idade entre 30 a 40 anos, com adesão 6% superior à média do Brasil nesta faixa. Pessoas com mais de 60 anos também tiveram adesão 5% superior à média do restante do país na mesma faixa etária.
Destaques para Pequenas e Médias Empresas
- Porte: O estado obteve um percentual de adesão 15% maior em empresas que a média nacional.
- Setores econômicos: A indústria e os serviços tiveram percentuais de adesão 15% maiores que a média do país em suas respectivas categorias. Na indústria, destaca-se o segmento de vestuário/calçados (com adesão 22% acima da média do Brasil na categoria), já dentro do setor de serviços, a categoria de serviços profissionais apresentou percentual de adesão 46% maior à média brasileira do segmento.