A Redação
Goiânia - Os smartphones, que já faziam parte do cotidiano da população, tiveram uso intensificado durante a pandemia devido às medidas de isolamento social. Mas, para se manter conectado e usar os aparelhos durante todo dia, as pessoas criam alguns hábitos que provocam aumento no consumo de energia e podem danificar o equipamento.
Pensando em contribuir com os milhões de usuários brasileiros, o especialista Marcus de Paula Machado, da Anker no Brasil, elencou alguns mitos e verdades sobre carregadores que ajudarão a melhorar o desempenho dos dispositivos. Veja:
1. Usar o smartphone enquanto ele carrega danifica a bateria.
MITO. Hoje, as tecnologias de carregamento e bateria são bem mais avançadas e não há mais preocupação em utilizar o aparelho enquanto carrega. Mas utilizar carregador de baixa qualidade ou falsificados podem danificar o dispositivo. Por isso, escolha sempre marcas conhecidas, produtos com selo do Inmetro e compre em lojas autorizadas.
2. Você deve carregar um aparelho recém comprado até 100% antes de poder utilizá-lo.
MITO. Todos os carregadores e a maioria dos modelos de aparelhos celulares comercializados oficialmente possuem baterias de lítio, as quais funcionam com maior eficiência quando carregadas entre 40% e 80%. “O tipo de bateria pode ser verificado nas inscrições como Li, Li-Ion, Li-Po na etiqueta do produto ou nos manuais que o acompanham. Tendo em vista que leis que garantem a segurança do transporte de eletrônicos com bateria exigem que estes sejam transportados com 50% de carga, você pode utilizar seu dispositivo assim que tirá-lo da caixa sem problemas”, explica Marcus.
3. Deixar o celular carregando depois que ele chegar a 100% estressa a bateria.
VERDADE. Como dissemos anteriormente, essas baterias operam melhor quando estão entre 40% e 80% de carga. Contudo, os celulares hoje em dia são inteligentes e possuem um circuito de proteção que corta o carregamento quando o dispositivo está totalmente carregado.
4. Desconectar o aparelho do carregador antes que ele esteja completamente carregado impacta negativamente na vida útil da bateria.
MITO. O recomendado é justamente o contrário. O Ideal é carregar seu aparelho quando a bateria chegar a 10%, além disso, carregar continuamente sua bateria por um longo período pode estressá-la.
5. É errado carregar o seu aparelho até 100% e depois usá-lo até 0% para fazer a manutenção da bateria.
VERDADE. Novamente, como estamos falando de baterias modernas feitas de lítio, colocá-las nos extremos definitivamente não é a melhor escolha.