A Redação
São Paulo - A abertura de empresas no Brasil cresceu 17,7% em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É o que revela o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Isso significa um aumento de 277.857 novos negócios. A região o Centro-Oeste é a segunda com maior aumento, de 31,1%.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, "abrir um negócio está diretamente ligado a confiança do empreendedor no mercado e da população com o consumo. Por isso, a necessidade de se reinventar e gerar novas fontes de renda, atrelada a reabertura e a retomada dos setores de Serviço e Comércio, incentivam o brasileiro nesse sentido”.
Dentre as empresas abertas em junho, os micro empreendedores individuais (MEIs) equivalem a 78,0% do total, enquanto as empresas individuais apenas 3,6%. Quando comparados com o mesmo mês do ano anterior, apenas as empresas individuais revelam variação negativa. O segmento que mais aprensetou respota positiva foi de comércio, com alta de 41,2%. As empresas da área de Serviços subiram 7,4% e as Indústrias, 28,4%.